Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Cáceres, solicita da Secretaria de Saúde planejamento para a capacitação de profissionais da Atenção Básica do SUS na área de saúde mental, além da ampliação das equipes nas unidades de saúde do município.
A autora da proposição, vereadora Mazéh Silva, explica que a saúde brasileira vem sofrendo modificações desde a criação do SUS, a partir de quando a Atenção Básica foi colocada em evidência para substituir o modelo com foco apenas nos hospitais.
Impulsionada pela Estratégia Saúde da Família (ESF), a Atenção Básica enfrenta agora, segundo Mazéh, o desafio de incorporar ações de enfrentamento às situações de violência e problemas de saúde mental.
A vereadora cita o Caderno de Atenção Básica N"28 do Ministério da Saúde, o qual descreve que na ESF a educação permanente em serviço constitui-se como um instrumento essencial, pois desenvolve conhecimentos e atitudes, dando subsídios para que servidores possam entender e atender às necessidades de saúde da população, de resolutividade, de organização dos serviços e de transformação da realidade.
A autora finaliza salientando que a Atenção Básica tem potencial para desenvolver dois principais tipos de ações de saúde mental: o primeiro consiste em detectar as queixas relativas ao sofrimento psíquico e prover uma escuta qualificada deste tipo de problemática, e o segundo compreende as várias formas de lidar com os problemas detectados, oferecendo tratamento na própria Atenção Básica ou encaminhando os pacientes para serviços especializados.