O vernissage da exposição “Sebastião Mendes – o lugar e a gente do artista cacerense” será realizado no próximo domingo, dia 24, às 20 horas, no Centro de Evento Maria Sophia Leite (Sematur). O evento é realizado pelos amigos de Sebastião Mendes, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Prefeitura Municipal. A exposição seguirá aberta a visitação até o dia 31 de outubro. O evento tem como curador o artista plástico Salvio Júnior e o projeto expográfico a assinatura de Edson Flávio.
Autodidata Sebastião Mendes contava ter conhecido luz e sombra pelas obras de Rembrant, o artista brasileiro Almeida Junior também lhe foi fonte de conhecimento, mas o artista dizia ter encontrado seu estilo sob a influência de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari.
O artista, membro da Academia Brasileira de Artes, que fez várias exposições internacionais levou os signos da cultura Mato-grossense, principalmente a viola de cocho, para lugares distantes como Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Noruega, Portugal, Suíça, entre outros.
Sebastião Mendes, que morreu há um ano, aos 54 anos de idade, deixou como legado obras inconfundíveis com suas cores e o amor por Mato Grosso. Seu estilo expressionista figurativo pode ser apreciado em locais públicos e privados de sua cidade natal, Cáceres.
Na Unemat, em Cáceres, seu trabalho também pode ser admirado. Sebastião Mendes é o autor do painel de 14,5m x 1,80m do auditório Edival dos Reis na Cidade Universitária, composto pelas obras “Cultura Mato-Grossense”, “Flora” e “Fauna”, todas de 2008. O artista ainda assina muitas outras obras do Acervo Artístico da Unemat a quem atendia desde os anos de 1990.
Vernissage:
24 de outubro, às 20h
Visitação:
25 a 29 de outubro, das 13h às 18h
30 e 31 de outubro, das 14h às 18h