A Prefeitura de Cáceres e o Conselho Municipal de Saúde, realizam a Conferência Municipal de Saúde .
O evento acontece no auditório da Fapan/Estácio, dia 25/11, com início às 08 horas e se estende pelos períodos matutino e vespertino.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Evanilda Costa Nascimento, a conferência acontece a cada quatro anos e reúne representantes de vários segmentos do governo municipal e sociedade civil organizada para avaliar a situação da saúde e propor diretrizes.
Para ela a conferência proporciona um ambiente para discussões de políticas públicas de saúde e para a contribuição dos participantes. “A conferência é um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para a saúde no município”, observou Evanilda.
A secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, disse que além dos objetivos já estabelecidos, a conferência se constitui requisito indispensável para o recebimento dos recursos do Ministério da Saúde.
Elis avaliou que o evento é um importante espaço de discussão e formulação de propostas. “A conferência é democrática e através dos seus representantes propõe a consolidação e a ampliação das políticas públicas de saúde”, avaliou Elis.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, a Conferência Municipal de Saúde é uma ferramenta que promove um amplo debate democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da atenção em saúde, devendo elaborar e deliberar sobre políticas da saúde de âmbito municipal. “Ela é uma aliada que busca a melhoria da qualidade no atendimento e a garantia dos usuários do sistema de saúde. Essa conferência acontece em um momento oportuno. Estamos saindo de uma pandemia e precisamos discutir a saúde do nosso município. Estamos trabalhando muito para ofertar uma saúde pública de qualidade e nada melhor que juntos, estarmos para avaliar quais são os melhores caminhos e decisões que precisam ser tomadas. Parabéns aos organizadores do evento”, finalizou Eliene.