A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou a meta atingida de imunizar cães e gatos contra a raiva.
Segundo a secretária de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, o município nunca havia atingido a meta de imunização antirrábica.
“Em 2021, mesmo com a pandemia, conseguimos pela primeira vez imunizar 99,9 % dos animais, esses números devem ser celebrados “, observou Elis.
Ela anotou que a designação solicitada ao município foi a de vacinar 16.746 cães e 3.349 gatos.
“Cáceres efetuou 16.732 vacinas caninas e em gatos superou a meta ao imunizar 3477 felinos”, noticiou a secretária.
De acordo com Elis Fernanda, o resultado é fruto do empenho das equipes da Vigilância em Saúde que estiveram engajadas e de prontidão nesta campanha.
“Temos que enaltecer o importante o papel dos agentes de combate às endemias e demais profissionais que atuaram diretamente na campanha de vacinação dos animais. Montamos uma boa estratégia com pontos fixos, volantes e itinerantes espalhados por todo o município, com isso cumprimos essa meta que é de fundamental importância para mantermos Cáceres livre da raiva”, enalteceu Elis.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Cynara Piran , disse que a raiva é uma doença grave para o animal e para as pessoas que forem infectadas e a vacina é a única forma de prevenir essa doença que pode até causar a morte das pessoas que forem infectadas por animais doentes. “A campanha ainda continua e convocamos a população a levar seus animais de estimação até a Vigilância em Saúde, na rua Olavo Bilac, Quadra 05, Casa 01, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A novidade é para quem tiver acima de três animais é só agendar pelos telefones 3223-3981 ou 3223-0007 que iremos até a residência proceder a vacinação. A raiva mata e a vacina é a principal medida de prevenção dessa zoonose”, alertou Cynara Piran.
A prefeita Eliene Liberato Dias, agradeceu a população que levou seus animais para serem imunizados e disse ser imprescindível a participação das pessoas nestas vacinações. “ O município de comprometeu a vacinar o maior número de cães e gatos e convocou os proprietários de pets a levarem seus animais. A resposta foi dada e a meta atingida . Muito obrigada, juntos somos mais fortes”, destacou Eliene.