As cidades de Cáceres, Campo Novo do Parecis e Sapezal foram palco das cantoras Naiara Azevedo e Maiara e Maraísa. Apenas Cáceres teve evento em ambiente aberto. O show da cantora Naiara Azevedo teve entrada gratuita e reuniu mais de 10 mil pessoas. A apresentação marcou a abertura do Natal de Luzes.
A prefeitura do município justificou que descarta que o evento cause aumento considerável de contágio do coronavírus, já que 90% da população já recebeu a primeira dose da vacina e a pandemia está controlada na cidade. Cáceres também terá festa pública de Réveillon, com shows regionais.
O secretário de Governo comenta que o evento será mantido porque foi contratado antes do surgimento da variante Ômicron e da Associação Mato-grossense dos Municípios emitir recomendação aos prefeitos para suspenderem as festas públicas e evitar nova onda da covid-19.
Já o Carnaval foi cancelado. Ainda no sábado, a dupla Maiara e Maraísa se apresentou nas cidades de Campo Novo do Parecis e Sapezal. Vídeos divulgados nas redes sociais das cantoras mostram que os eventos foram realizados em ambiente fechado e estavam lotados.
Na cidade de Campo Novo do Parecis, o evento aconteceu no salão paroquial.
Questionada sobre a lotação e fiscalização, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a liberação do evento se baseou no decreto publicado em setembro passado, que autoriza eventos particulares com lotação de 70% da capacidade de público.
Foi repassado ainda que o município não terá festas públicas de Réveillon e Carnaval.
Reprodução
Em Sapezal, o evento também foi particular e aconteceu no salão paroquial.
No município, segundo assessoria jurídica da prefeitura, os eventos particulares estão liberados sem restrições de ocupação.
Lá, está vigente o decreto 1.134/2021 do Governo de Mato Grosso que determina o uso de máscaras em ambientes públicos e privados.
Vem mais
A Prefeitura de Acorizal (62 km de Cuiabá) prepara três dias de festa pública para comemorar os 68 anos da cidade, que terá atrações nacionais como a dupla Di Paullo & Paulino e um super rodeio comandado pelo locutor Arnaldo Procópio, da Companhia de Rodeio Bela Vista.
Serão três dias de festa que vão de 10 a 12 de dezembro.O evento gratuito deve reunir milhares de pessoas. A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura.
Recomendação
Nos últimos dias, o epidemiologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Diego Xavier afirmou que a liberação de eventos privados sem fiscalização adequada pode causar propagação da covid-19 e suas variantes em larga escala.
“A gente sabe que boa parte dessas festas vão acontecer sem fiscalização nenhuma. Porque não há efetivo para dar conta de tudo isso. No final, o que a gente está dizendo é que vai se autorizar festas privadas e pronto, infelizmente”, concluiu.