O objetivo da campanha Papai Noel dos Correios, ao ser criada há 32 anos, era "tirar o sonho de uma criança do papel". Os empregados dos Correios se comoviam com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa.
Aí nascia a campanha, que em 2010 agregou também os alunos de escolas públicas convidados a expressarem seus desejos ao Papai Noel.
O objetivo foi então ampliado a incentivar nas crianças o interesse pelo aprendizado da escrita, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, bem como possibilitar que o Bom Velhinho chegue até elas, por meio de padrinhos e madrinhas voluntários. A campanha cresceu e revelou que muitas crianças em situação de vulnerabilidade tem preocupações que não caberiam na fase da infância. Muito além de desejar um brinquedo, elas se preocupam com a família, com os irmãos. Pedem alimentos, pedem emprego para os pais.
Hoje, a agência do Correios em Cáceres tem 820 cartas esperando adoção. O gerente da agência, José Machado Arruda, afirmou que a cada ano, a emoção se repete com as narrativas contidas nas cartas das crianças. "São aqueles em que a criança não pede brinquedo. Não está preocupada com ela mesma, mas com a família, quando pede emprego para o pai, pede alimento na mesa, por exemplo", conta. .
Mais de 850 cartinhas foram cadastradas esse ano, e somente 30 foram adotadas, mas o gerente não perde a fé, acreditando na generosidade das pessoas.
Um celular, uma bicicleta, boneca, carrinhos, bolas, os pedidos são diversos (além de sacolões e empregos). "Há pedidos para todos que queiram ajudar, dentro de suas possibilidades".
A adoção de uma ou mais cartas pode ser realizada de duas formas: presencialmente ou virtualmente.
Na forma presencial, é só dirigir até a agência e escolher uma cartinha .
Já na virtual, os padrinhos e madrinhas devem acessar o site dos Correios: www.correios.com.br, selecionar a Campanha Papai Noel dos Correios e clicar na opção "Adotar Online"; depois em “Adotar Agora”, selecionar o Estado e a cidade onde se desejar fazer a adoção, na sequência serão disponibilizadas as cartinhas, após escolher uma ou mais, clicar em Adotar Cartas e preencher um cadastro simples.
Os padrinhos receberão no e-mail cadastrado a confirmação da adoção. Para visualizar as cartinhas adotadas, basta acessar a página de adoção online pelo blog e clicar na seção "Minhas Cartas".
Feito isso, coloque na embalagem do presente o número da cartinha adotada e leve até a agência dos Correios.
Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.