Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeita vai baixar novo decreto para conter avanço da pandemia, mas descarta fechamento do comércio
Por Sinézio Alcântara
27/01/2022 - 16:24

Foto: arquivo

A multiplicação dos casos de covid-19, nos últimos dias, elevando para 13.903 mil infectados, além de 445 óbitos, desde o início da pandemia, em Cáceres, leva a prefeitura a baixar novo decreto municipal, visando intensificar a fiscalização das medidas sanitárias, no sentido de conter a disseminação do coronavirus.

     A informação foi prestada na tarde desta quinta-feira (27/01) pela prefeita Eliene Liberato Dias.

    “Já deliberei para que a secretária de Saúde se reúna com a equipe técnica e viabilize a elaboração de um novo decreto, com novo protocolo, para intensificar a fiscalização das medidas sanitárias, principalmente, nos pontos de maior fluxo de pessoas, e dessa forma evitar maior disseminação do coronavirus” afirmou.

     A prefeita ressalta que, embora, o novo decreto seja necessário, diante da evolução dos contágios, as medidas de segurança sanitárias, não irão atingir o horário e tampouco o fechamento do comércio. “É bom que fique claro que, o novo decreto, será necessário, mas não cogitamos o fechamento do comércio” garantiu.

 

     Secretaria de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, informou que a reunião já está agendada para manhã de sexta-feira (28/01). E, que a proposta será orientar a população e intensificar a fiscalização das medidas básicas, orientadas pelos órgãos de saúde, para conter a transmissão do vírus.

     “Vamos intensificar a fiscalização para exigir o uso de máscaras; conter aglomerações; cobrar dos comércios – mercados, agências bancárias, casas lotéricas entre outros, para que forneçam álcool em gel aos clientes e disponibilizem termômetros para aferição da pressão corporal no sentido de evitar os contágios”

   Coordenadora da Vigilância em Saúde, Cynara Piran, informou que, em média estão sendo registrados 130 diagnósticos, diários, positivos de covid-19 no município. O resultado que apresenta 13.903 casos é de quarta-feira. Os números de hoje só serão conhecidos na sexta-feira.

            Conforme a coordenadora, os casos de internação tanto de enfermaria como de UTI estão com números altos. Média de 80% das ocupações dos leitos. Os casos de pessoas internadas na UTI saíram de 3 para 8, e de enfermaria saíram de 14 para 20 pessoas. 

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Girassol

26/01/2022 - 10:09