A menos de 9 meses das eleições de outubro, marcada para o dia 2, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, na região da Grande Cáceres, composta de 357.734 habitantes de 22 municípios, 12 nomes já se despontam como eventuais pré-candidatos a uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado.
Cidade polo da região Sudoeste, com uma população de 94.861 habitantes e maior colégio eleitoral, com 56.213 eleitores – de acordo com o IBGE-, Cáceres também já se desponta com maior número de pré-candidatos: já são seis. E, a tendência é que pode aumentar ainda mais, na disputa dos votos dos quase 240 mil eleitores dos 22 municípios.
Sem grande estrutura eleitoral e financeira, a maioria é levada por vaidade pessoal. Aliás, isso já acontece, costumeiramente, em pleitos anteriores, quando vários nomes, sem maiores compromissos com o município, se lançam candidatos, atrapalhando quem realmente tem condições, o que acaba não elegendo ninguém deixando a cidade sem representante na A.L e ainda dependente de deputados de fora.
A exemplo da análise, sob as perspectivas de eleições dos pré-candidatos a deputado federal, o site Expressão Notícias, faz uma avaliação dos nomes dos pretensos pré-candidatos à deputado estadual, postos até o momento.
Dr. Gimenez e Valdir Moreto
Candidatos à reeleição, os deputados Dr. Gimenez (PV) de São José dos IV Marcos, e Valmir Moretto (Republicano), de Pontes e Lacerda, por fatores diversos, dificilmente, obterão o mesmo desempenho nas urnas, neste ano. Médico, Dr. Gimenez foi eleito em 2018 com 12.058 votos. Pecuarista Valmir Moreto, recebeu nas urnas 21.261 votos.
De idade avançada, com 71 anos, Dr. Gimenez é o deputado mais velho do parlamento. Além disso, tem a saúde debilitada. Recentemente se submeteu a um cateterismo cardíaco, seguido de angioplastia para colocação de dois stents, não terminou o tratamento e agora, após dois anos, necessita reavaliação.
Representante de Pontes e Lacerda, Valmir Moretto, enfrenta problemas na justiça. Ele é acusado de fraudes em processos licitatórios quando foi prefeito de Salto do Céu e de Nova Lacerda. Citado de enriquecimento ilícito, a Justiça Federal, em Cáceres, colocou vários bens do parlamentar indisponíveis. O desgaste é grande.
Um terço dos 15 vereadores são pré-candidatos
O maior número de pré-candidatos de Cáceres, vem da Câmara Municipal. Pelo menos, 5 dos 15 vereadores manifestam o desejo de concorrer para Assembleia Legislativa: Valdeníria Dutra Ferreira (PSC), Luiz Landim (PV), Marquinhos Ribeiro (PSDB), Flávio Negação (DEM) e Mazéh Silva (PT).
Argumentos para o lançamento não faltam. Valdeníria se vale do fato de estar no 6º mandato e ter sido a candidata a deputado estadual, no pleito passado, mas votada no município. Ela recebeu 9.440 votos e é primeira suplente do partido.
Luiz Landim se destaca por ser um ferrenho defensor da população, principalmente, na área de saúde. Contudo, apesar da intenção de colocar o nome na disputa, essa decisão não depende, exclusivamente, dele. Caso haja uma mudança de plano, e Túlio não sair candidato a deputado federal, e sim, estadual, Landim deve recuar.
Mazéh Silva é a única representante petista no legislativo em toda região. As informações são de que o partido irá fechar acordo nos 22 municípios para apoiá-la.
Do mesmo partido do ex-prefeito Francis Maris Cruz, o PSDB, e realizando um bom trabalho na Câmara, Marquinhos diz que se o ex-prefeito não for, ele será o pré-candidato. Também consta em seu favor, o fato de ter sido o vereador mais votado de Cáceres com 802 votos.
Já Flávio negação tem como trunfo, o apoio de grandes lideranças, como o deputado e ex-presidente da Assembleia Eduardo Botelho e, o próprio governador Mauro Mendes, todos são do mesmo partido, o DEM. Mostra desse apoio foi dado, nesta semana. Ele conseguiu, através de Botelho, recursos junto ao governo do Estado de R$ 1,5 milhão para asfalto e R$ 200 mil para festival da cultura em Cáceres.
Francis é favorito
Na avaliação de analistas políticos do município, o empresário e ex-prefeito de dois mandatos, Francis Maris Cruz (PSDB) é o favorito entre os demais. Pesa em favor do diretor do Grupo Cometa, o bom trabalho desempenhado durante suas gestões e o fato dos trabalhos sociais, em Cáceres, e todo o Estado.
Como por exemplo, o Natal Solidário do Grupo Cometa, que doa, em Cáceres e em vários municípios do Estado, milhares de cestas-básicas, anualmente, à famílias de baixa renda, doação de veículos (motos e carros) para ajudar entidades filantrópicas como o Hospital do Câncer, para a Festa de São Luiz, hospital O Bom Samaritano, entre outros. Sem contar com o grande poder aquisitivo.
Takao espera repetir a votação
Tido, pelos apoiadores, como “candidato de Bolsonaro” o engenheiro Takao Nakamoto (PRTB) surpreendeu na disputa das eleições municipais, sendo o segundo mais votado, em Cáceres, com 11.215 votos. Principal aposta da esquerda, Nakamoto diz que está trabalhando ainda mais para manter ou até mesmo, aumentar a votação, na corrida por uma das vagas na Assembleia.
Porém, assim como a maioria dos pré-candidatos Nakamoto, deve mudar de partido visando um melhor grupo para a disputa. Segundo ele, foi convidado por vários. Mas estuda com maior carinho as legendas PL, para onde vai o presidente da República ou PTB do mesmo grupo.
De família tradicional Nestor Fidelis também estará na disputa
Filho do ex-prefeito Walter Fidelis e irmão do juiz Geraldo Fidelis, além da tradição familiar, o advogado Nestor Fidelis aposta na seriedade e humildade para chegar à Assembleia. Bastante conhecido, em Cáceres e na região, uma das propostas do advogado é renovação de condutas para alcançar a eficiência no serviço público. Nestor está sem partido, mas avaliando alguns convites. E, deverá decidir nos próximos dias.
Ilustres desconhecidos
Dois nomes, o do médico Túlio Casado, de São José dos IV Marcos e o do engenheiro Vanderlúcio Rodrigues, cacerense, mas que trabalha fora, são o que as pessoas, se convencionam a chamar de “ilustres desconhecidos” na política. Principalmente, o engenheiro. Contudo, afirmam que estarão concorrendo a deputado estadual e que dispõem de grandes propostas e projetos que beneficiam diretamente a população.