O autor da proposição, Vereador Celso Silva, apontou as ações que devem ser tomadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística.
Sendo de via dupla nas pistas principais, tanto no fluxo quanto no contrafluxo, elas devem possuir duas faixas de rolamento para que os veículos possam transitar lado a lado, sendo classificadas como Rotatórias Urbanas de Faixa Dupla.
Também é preciso, segundo o Vereador e Engenheiro, adequar os canteiros, a fim de que os motoristas visualizem a mudança de traçado e se preparem para adentrar na rotatória.
Ele afirma que, no momento, elas não atendem questões mínimas de segurança, são ineficazes quanto à mobilidade e possuem grande potencial de lesão ao patrimônio público - o não atendimento das normas técnicas pode servir de argumento para fundamentar futuras ações de reparação, em caso de acidentes.
Atualmente os motoristas que trafegam pela via mais rápida, à esquerda, necessariamente têm que invadir a pista da direita para fazer a rotatória, já que esta se tornou um obstáculo quanto à trafegabilidade, de acordo com Celso.