A ascensão em cargos e funções relevantes em todos os setores da sociedade demonstra os avanços e conquistas das mulheres no mundo atual. É o que se comprova no Dia Internação da Mulher, comemorado no Brasil, no dia em 8 de março. E, em Cáceres essa realidade não é diferente.
No Executivo, além da prefeita Eliene Liberato Dias, primeira prefeita eleita do município, desde sua fundação, em 1778, sete entre os 18 componentes do secretariado – equivalente a mais de um terço do staff -. São mulheres. Além de ocupar cerca de 40% do primeiro escalão, no segundo, entre os 50 coordenadores, 26 são mulheres.
Compõe o staff as secretárias Elis Fernanda de Melo (Saúde), Liamara Rodrigues (Educação), Fabiola Campos (Assistência Social), além da presidente da Previ-Cáceres, Luana Ortega Piovesan e a assessora de Contratos e Convênios Sueli Maria de Oliveira, funções essas com staff de secretários.
No âmbito do Legislativo, houve uma pequena regressão. No ano 2000 foram eleitas três mulheres: Filomena Maria da Silva, Vilma Rubequine e Valdeníria Dutra Ferreira. De lá para cá, nas eleições seguintes foram eleitas apenas duas. Atualmente, o legislativo é representado pelas vereadoras Valdeníria Dutra Ferreira e Mazhé Silva.
É no poder Judiciário, pelo menos, em Cáceres, onde se concentra o maior número de mulheres, em varas específicas. O quadro é composto por 7 juízes, dos quais 4 são mulheres e 3 homens.
Na direção do Fórum está a juíza da 5ª vara civil Hanae Yamura de Oliveira; além das juízas Graciene Pauline Mazeto, da 2ª vara criminal e violência doméstica; Helícia Vitti Lourenço, da 1ª vara criminal; Joseane Carla Viana Quinto, da 2ª vara civil; Henriqueta Fernanda Chaves, da 4ª vara civil e ainda a gestora-geral Odanil Jara Gomes Corbelino.
Vereadora Mazhé apresenta requerimentos, indicação e projeto de lei, de interesse da população
No Ministério Público Estadual (MPE) a situação não é diferente. São sete promotores dos quais 3 são mulheres. Na promotoria de Justiça Criminal está a promotora Eulália Natalia Silva Melo; na promotoria de Justiça Civil, a promotora Enaile Laura Nunes da Silva e na 2ª promotoria de Justiça Civil, a promotora Liane Amélia Chaves.
No setor de Segurança, duas mulheres estão à frente de duas instituições extremamente relevantes. No comando da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros está a coronel-bombeiro Luciana Bragança Brandão da Silva e na Delegacia Especializada da Defesa da Mulher, a delegada Judá Maali Marcondes.
Em um dos órgãos mais importantes ligados a justiça, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cáceres, está a frente a advogada Cibeli Simões dos Santos. Cibeli, aliás, está sendo a primeira mulher no comando da instituição.
Os dois mais antigos meios de comunicação do município, o Jornal Correio Cacerense, o mais antigo informativo impresso do interior do Estado, com mais de 50 anos de atuação é dirigido pela empresária Rosane Michels Saravi e a Rádio Difusora, na direção da empresária Maridalva Amaral Vignhard.
Em um dos mais antigos e tradicionais colégios do interior do Estado, o conceituado Colégio Imaculada Conceição (CIC) responsável por formar grandes personalidades da história do município, está na direção há mais de 15 anos a irmã Leila Cardoso.
O Centro Educacional Anália Franco (CEAF), um dos estabelecimentos educacionais que aprova o maior número de candidatos em vestibulares e concursos públicos, tem como diretora e fundadora a professora Rosa Vitorino. A exemplo dos demais centros educacionais, no CEAF a maioria dos docentes e discentes são mulheres.
Uma das empresas que mais emprega e contribui para o desenvolvimento de Cáceres, o Grupo Cometa, é composto por 1.299 funcionários, dos quais 794 são homens e 505 são mulheres. Das 505 mulheres 63 estão em cargos de liderança. Com destaque para Rosimari Ribeiro dos Santos, diretora comercial de 4 rodas, que está na empresa há 26 anos.
Juizado Especial Itinerante vai atender em Campos de Júlio e Conquista D´Oeste
Presidente do grupo, o empresário Francis Maris Cruz, faz questão de ressaltar que o crescimento e o sucesso do empreendimento se devem a uma mulher: a matriarca da família Cruz, Irene Coelho Cruz. Ele diz que a dona Irene foi a principal responsável tanto pelo nascimento do Grupo Cometa, quanto do Canopus.
“Todo processo de crescimento, da evolução e sucesso, tanto do Cometa quanto da Canopus se deve a essa mulher. A matriarca da família Cruz. Eles só existem por causa dela. Foi ela que nos colocou ao mundo, nos educou e nos moldou de personalidade, caráter e perseverança”.
Por sua vez, o Grupo Juba, maior conglomerado do comércio de atacado e varejo na região da Grande Cáceres, presidido pela família Ribeiro, dispõe de 570 funcionários, dos quais 250 são mulheres. Sendo 20% desse total, empregados em cargos de lideranças.
São gerentes, líderes de loja, setor contábil, fiscal, financeiro, comercial, Recursos Humanos e Departamento Pessoal. O grupo, de acordo com Eloá Ribeiro, gestora de Recursos Humanos & Comunicação e Projeto Estratégicos, dispõe de políticas para que as mulheres alcancem funções de lideranças.
“Buscamos equalizar a quantidade de colaboradores e temos políticas para que mais mulheres alcancem funções de liderança” diz Eloá acrescentando que a maioria dos cargos de gerentes das lojas estão a cargos de mulheres, como a loja de Rio Branco, gerenciada por Liliane Martins.
Em Cáceres, a gerente do Atacadão, uma das maiores lojas do conglomerado, é Girlaine Matos. Uma das mulheres funcionárias mais antigas a ocupar cargos de chefia no grupo, conforme Eloá, são Patrícia, Simone e Liliane.