A Prefeitura de Cáceres recebeu nesta segunda-feira (14/03), 148 lousas de vidro, adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação – SME.
Desse total, 74 foram obtidas com recursos próprios do município no valor de R$ 77.442,60 e outras 74 com verba do FUNDEB na mesma quantia, totalizando nas duas compras R$ 148.885,20.
Com a chegada desse importante material de apoio ao ensino, a SME elabora cronograma para a substituição dos quadros comuns pelas lousas de vidro.
Segundo a secretária de Educação Liamara Rodrigues, a troca se faz necessária por vários motivos, principalmente a saúde de professores e alunos, onde estudos apontam que o uso do giz escolar está associado a doenças respiratórias, reações alérgicas e problemas dermatológicos em razão do contato com o giz.
Liamara apontou outro benefício. “Por ser de vidro e própria para a escrita em sala de aula, o apagar dos conteúdos fica mais fácil, além de não dar borrões e ter uma vida útil maior. Com certeza a adoção das lousas de vidro melhora a qualidade do ensino e traz mais valorização aos professores”, avaliou Liamara.
Algumas escolas, reformadas recentemente, já utilizam esse novo instrumento em sala de aula.
Para a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Luciana Gattass Crepaldi, as lousas são mais um suporte para os professores ao estimular a criatividade e favorecer a boa comunicação visual em sala de aula, colaborando no processo ensino aprendizagem.
A prefeita Eliene Liberato Dias apontou essa aquisição como uma importante ferramenta didática na educação municipal.
Eliene avaliou que esses materiais são mais higiênicos e práticos, e que essa substituição acompanha a evolução da educação. “Temos feito muitos investimentos na educação, entregamos um computador notebook para cada professor em sala de aula, adquirimos kits escolares e uniformes para alunos, investimos em capacitações, merenda, transporte, reforma nas escolas e agora lousas de vidro, pois a educação é prioridade nesta administração“, concluiu Eliene.