PF cumpre mandado em MT na operação que apura fraude em vestibular de medicina
Por Olhar Direto com Agência Brasil
13/12/2012 - 04:25
Agentes e delegado da Polícia Federal de Barra do Garças cumpriram mandado de prisão e busca nesta quarta-feira no município de Água Boa, cerca de 750 Km a nordeste de Cuiabá, dentro da Operação Calouro, que apura esquema de fraudes em vestibulares do curso de Medicina.
A assessoria da instituição em Cuiabá informou que o mandado foi feito em Água Boa, mas a pessoa alvo não foi encontrada na cidade , mas presa em outro Estado. A polícia chegou ao local por causa do endereço registrado no nome de quem constava do mandado. Não foram encontrados documentos relevantes mesmo na busca.
A operação Calouro foi colocada em prática nesta quarta-feira em dez Estados (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Sul, Acre e Mato Grosso) e no Distrito Federal. De acordo com a PF, cerca de 300 policiais federais cumprem 70 mandados de prisão e 73 mandados de apreensão, expedidos pela Justiça Federal no Espírito Santo, informa a Agência Brasil.
A operação foi o resultado de uma série de investigações. A PF informou que as organizações são "altamente especializadas, lucrativas e disseminadas". A atuação dos grupos é feita por meio de falsificação de documentos e substituição do aluno por outra pessoa no momento da prova e pela elaboração de gabaritos e distribuição não autorizada por meio de aparelhos eletrônicos.