Prevista para o segundo semestre deste ano, a peça de teatro que retrata a vida da revolucionária cacerense Jane Vanini, será encenada pela Companhia de Teatro Cena Onze.
A Companhia de Teatro Cena Onze é uma ONG e começou suas atividades no ano de 1990. Já montou mais de 40 espetáculos dentre eles: Bereu, O louco nosso de cada dica, Fica Pedro, Mulheres da Terra, Auto da Paixão de Cristo, sendo projeto referência de acolhimento social e o 2º maior espetáculo a céu aberto do país.
Jane Vanini nasceu em Cáceres no ano de 1945, e, desde muito jovem manifestou interesse por igualdade e justiça social. Durante o curso ginasial redigia textos e editava o jornal do Grêmio Estudantil do Colégio Onze de Março “A Voz do Aluno”.
Aos 19 anos parte para São Paulo para morar com a irmã mais velha e madrinha Dulce Ana Vanini. Lá começa sua militância política, e, após conseguir escapar de um cerco da Operação Bandeirante – OBAN, parte para o exílio, primeiramente na Europa, depois Cuba, volta na clandestinidade para a região do Araguaia, e, finalmente no Chile, onde fora brutalmente assassinada em dezembro de 1974.
Seu assassinato e posterior reconhecimento pelo Governo do Chile, ganhou repercussão internacional. Suas cartas enviadas do Chile narrando com detalhes o dia a dia do período que antecedeu o golpe contra o Presidente Salvador Allende, tornaram-se fonte valiosa de pesquisa pela Professora Maria do Socorro da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
Seu corpo nunca foi encontrado, os familiares ainda têm esperança de proporcionar um enterro digno.
Atualmente a Companhia Cena Onze administra o Cine Teatro Cuiabá, via contrato de gestão compartilhada com a Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer Social (SECEL), além de criar a MT Escola de Teatro, primeira faculdade de teatro de Mato Grosso, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), e a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP).
No próximo domingo, dia 03/04, uma equipe de atores, acompanhada do diretor Flávio Ferreira, estará em Cáceres, visitando a Casa do Leque, onde nasceu Jane Vanini.