Encerrou-se ontem (13), as 15h, o prazo para de inscrição de chapa para a eleição da reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Esta será a segunda vez, na história da instituição, que a escolha do novo reitor da única universidade pública de Mato Grosso, estará sendo disputada com três candidatos.
As chapas protocoladas, foram:
1ª) - A chapa, “ Mais Coragem, Mais Unemat”, tendo como pré-candidato à reitor, o professor, Roberto Arruda, e como vice, a professora, Rinalda Bezerra Carlos, foi a primeira a ser registrada, na Comissão Eleitoral.
2ª) - Na sequência, foi a vez da professora, Vera Maquêa, da chapa “ Unemat Viva”, confirmar a sua pré-candidatura. O vice em sua chapa, é o professor, Alexandre Porto.
3ª) - Denominada, de: “ Unemat Transparente, Autônoma e Inclusiva”, encabeçada pelo professor, Celso Fanaia, foi a terceira a ser registrada. O professor, Nivaldo Teodoro Mello, é o vice da chapa.
OBS: Nessa mesma ordem, é que estará a cédula eleitoral, no dia da votação.
O resultado da homologação das chapas, de acordo com o cronograma das eleições, será no dia 18 deste mês.
Se estiver tudo ok, com as três chapas, e com a homologação definitiva publicada pela Comissão Eleitoral Central, os candidatos estarão liberados para fazer campanha, por um período de 30 (trinta), dias
A eleição, está marcada para o dia 1º de Junho, das 09h as 22h.
Após o resultado final, a Comissão Eleitoral Central fará a lavratura da ata com relatório do processo eleitoral e encaminhará todo os material ao reitor.
A cerimônia de posse da chapa eleita será no dia 16 de dezembro deste ano, após publicação do decreto de nomeação pelo Governador do Estado de Mato Grosso.
O mandato da chapa eleita terá início em 01 de janeiro de 203, e concluir-se-á em 31 de Dezembro de 2026, nos termos do art. 104, inciso 1 do Estatuto da UNEMAT.