A Prefeitura de Cáceres, visando manter a cultura e a tradição cristã do consumo de peixe na sexta-feira da paixão, está promovendo mais uma vez o Projeto Peixe Santo.
O evento que comercializa pescado de água doce, vindo diretamente do produtor coomeçou ontem, 12 e vai até sexta-feira, 15.
Segundo o secretário municipal de Agricultura Vilson Sato, esse ano serão três pontos em locais estratégicos da cidade com para a comercialização dos peixes, na Secretaria de Cultura e Turismo, na Prefeitura e na Praça da Cohab Nova.
“Em 2020 por estarmos no ápice da pandemia o projeto foi cancelado, ” anotou Sato.
Ele observou que na edição de 2022, para evitar aglomerações, a Prefeitura aumentou os pontos de venda, por ser esta uma realização que reúne, anualmente um número muito grande de consumidores participantes. “É um acontecimento que traz retornos significativos para o município, tanto social, oportunizando a aquisição de peixes mais baratos e com a venda dos peixes que favorece os pequenos produtores e aquece a economia local”, avaliou Sato.
Já o coordenador Ronaldo “Iturama” Damascena, ressaltou o apoio que a prefeitura tem dado aos pequenos produtores, incentivando a criação de peixes. “Nos últimos anos já abrimos mais de 600 tanques de peixes, dando suporte técnico e distribuindo alevinos para que possam iniciar na modalidade da piscicultura”, relatou Iturama.
A prefeita Eliene Liberato Dias comemorou a volta do Peixe Santo. “Estamos incentivando a produção e oportunizando, com este projeto, espaços para quem promove a piscicultura, possa comercializar diretamente com a comunidade uma grande quantidade de pescado” comentou Eliene.
A prefeita concluiu dizendo que o consumo de peixe, faz parte da cultura do cacerense e oportunizar este alimento a preços mais acessíveis, contribui com as famílias, oportunizando economia.