Faleceu na manhã desta quarta-feira, 11, aos 78 anos, o ex-vereador Sidney Garcia Maia. Ele, minutos após tomar seu café da manhã com sua esposa e filhos, foi encontrado caído ao lado de sua cama. A equipe do Corpo de Bombeiros chegou a socorrer, mas já sem vida.
Segundo informações de sua filha, Giuliana Maia, Sidney estava aguardando o dia para fazer o procedimento de cateterismo. “Ele estava consciente e com uma boa memória, mas seu coração estava enfraquecendo...”, comentou a filha.
Sid Maia, como ficou conhecido, foi um dos políticos bastante assíduo nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Foi vereador por Cáceres, na 6ª Legislatura (1967 a 1970) e ao lado de Waldir Fanaia Dias, até então, eram os dois mais antigos parlamentares. Na época foram eleitos pelo PTB e UDN, respectivamente.
Nessa Legislatura, Sid Maia, então com 22 anos, foi presidente da Câmara Municipal, de fevereiro de 1968 a fevereiro de 1969, e na sua gestão, teve a lei de criação do brasão e da bandeira do município aprovados.
Sid Maia, enquanto presidente da Câmara Municipal de Cáceres (1969) teve a lei de criação do Brasão e da Bandeira do Município
|
Além de parlamentar, Sid foi Chefe da 4ª Ciretran, época em que a sede localizava na Rua Marechal Deodoro. Em 2003, na gestão do ex-prefeito Túlio Fontes, foi Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e em 2012, Coordenador Executivo de Trânsito, vinculado na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU), da prefeitura de Cáceres. Grande militante político pelo PDS e amigo do ex-governador Júlio Campos. Sid foi quem implantou o SINE em Cáceres, sendo o primeiro coordenador.
Na vida social e esportiva, Sid foi presidente do Esporte Clube Humaitá e na sua gestão, construiu e cobriu a quadra do Humaitá, hoje onde funciona o Ganha Tempo. Antes disso, Sid Maia teve um time de futebol chamado Corintinha, em homenagem ao seu time do coração.
Sidney Garcia foi casado com a senhora Francisca Helena Barbosa Maia e teve dois filhos: Juliana Maia, Antonio Simões Maia (Toninho Maia) e Fábio Coelho.
O corpo de Sid Maia será velado no Plenário da Câmara Municipal de Cáceres a partir das 13h30 e o sepultamento acontece às 17h no Cemitério Park dos Ipês.
NOTA DE PESAR:
Câmara decreta Luto Oficial pelo falecimento do ex-vereador Sidney Garcia Maia; velório será nesta quarta-feira (11), no Plenário
A Câmara Municipal de Cáceres, através de seu Presidente, Vereador Domingos Oliveira dos Santos, decreta luto oficial de três dias e presta condolências à família do ex-Vereador do Poder Legislativo Municipal, Sidney Garcia Maia, que faleceu na manhã desta quarta-feira (11). O Velório ocorrerá nesta tarde, às 14 horas, no Plenário da Câmara.
Sidney Garcia Maia tinha 78 anos e serviu como Vereador entre 1967 e 1970, na 6ª Legislatura, eleito também Presidente da Câmara para os anos de 1968 e 1969. Deixa a esposa e duas filhas.
O Legislativo manifesta sua eterna gratidão pelo trabalho desempenhado pelo ex-Vereador, e se compromete com a preservação da memória de Sidney e das marcas que deixou na história do município.