Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram o fim da greve em reunião realizada na última sexta-feira (20). Os atendimentos que estavam suspensos há quase dois meses foram retomados nesta segunda-feira (23).
O governo federal informou que os médicos se comprometeram em repor os dias parados para reduzir a fila de perícias.
Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), a greve chegou ao fim após um acordo assinado entre o Ministério do Trabalho e Previdência e representantes da categoria.
O acordo prevê que cada perito poderá fazer até 12 atendimentos por dia.
Os médicos também pediam reajuste de 19,99% para repor perdas salariais dos últimos cinco anos, além da realização de um concurso público.
O agendamento das perícias já pode ser feito pelos pacientes por meio do número 135.
Servidores do INSS fazem protesto para cobrar melhores condições de trabalho — Foto: Reprodução
Protesto
Durante o período de suspensão das atividades, os servidores do INSS realizaram um protesto em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, para cobrar melhores condições de trabalho. A manifestação foi realizada em frente à unidade.
De acordo com os servidores, além das condições de trabalho, eles denunciam o sucateamento do órgão no estado e a não realização de concursos públicos.
Eles alegaram que, além de Várzea Grande, o prédio do INSS em Cuiabá está abandonado e que os elevadores não funcionam há meses, o que impede a população de ter acesso ao recurso.