O Governador Mauro Mendes informou em entrevista na Rádio Vila Real do Grupo Gazeta nesta terça(23) que irá fechar e/ou municipalizar 23 escolas estaduais a partir de 2023, caso seja reeleito.
Duas escolas de Cáceres e outras cinco da região oeste estão na lista. A decisão consta no processo administrativo que já foi encaminhada às secretarias adjuntas.
As escolas estaduais Rodrigues Fontes e São Luiz estão na lista entre as 23 do Estado que estão entre as fechadas ou municipalizadas .
Outras são as escolas estaduais Pedro Neca de Porto Esperidião, Marechal Rondon de Quatro Marcos, Maria Eunice Pereira Solera de Quatro Marcos, Benedito Cesário da Cruz de Mirassol D’Oeste e Vale do Guaporé de Pontes e Lacerda.
De acordo com o governo, tal medida faz parte da política de “redimensionamento” implementada desde 2020, sob alegação de que existem muitas turmas com poucos estudantes, e que com a diminuição de turmas, escolas sob responsbailidade do Estado, sobraria dinheiro para mais investimentos.
Desde 2020 o Governo vem “redimensionamento”, a extinção ou a municipalização de escolas em Cuiabá, Tangará da Serra, Jauru, Barão de Melgaço e Várzea Grande. Ao portal Gazeta Digital, o governador não respondeu, mas defendeu o “redimensionamento” realizado na sua gestão, classificando como eficiência.
"O dinheiro público tem que ser gasto com qualidade. Eu não posso continuar com muitas salas de aula, se os primeiros colocados no IDEB tem a média na faixa de 30 alunos em sala de aula e nós estamos muito abaixo disso. Não é ter pouco aluno dentro de sala de aula que faz educação ser melhor. Então o reordenamento é exatamente isso, nós estamos colocando a média de aluno dentro de sala de aula na média nacional", disse Mendes.
"E aí faz sobrar dinheiro porque com isso a gente precisa de menos professor contratado. E aí vai sobrar mais dinheiro para investir em tecnologia, melhorar o ambiente, um método de metodologia pedagógica, melhor material didático e uniforme, uma estrutura em condições melhores profissionais da educação e pros nossos alunos. Então é isso que o governo está fazendo. Isso é muito racional, isso é muito inteligente. Senão eu estaria gastando mal o dinheiro público", completa.
Veja a lista das escolas desativadas a partir de 2023:
01. EE Monte Verde – município de Nova Monte Verde
02. EE Manoel Bandeira – município de Alta Floresta
03. EE Pedro Neca – município de Porto Esperidião
04. EE Marechal Rondon – município de São José dos Quatro Marcos
05. EE Maria Eunice Pereira Solera – município de São José dos Quatro Marcos
06. EE José de Barros Maciel – município de Nossa Senhora do Livramento
07. Prédio completo sem criação de Unidade Escolar (Alto Boa Vista – MT)
08. EE Severiano Neves – município de São Félix do Araguaia
09. EE Humberto Castelo Branco – município de Luciara
10. EE Benício Tretel da Silva – município de Cotriguaçu
11. EE Jardim dos Ipês – município de Campo Novo do Parecis
12. EE Marechal Rondon – município de Juína
13. EE Antônio Cristino Cortes – Barra do Garças
14. EE Heronildes de Araújo – Barra do Garças
15. EE Cecília Meireles – Matupá
16. EE Luiza Mioto Ferreira – Matupá
17. EE Norberto Schwantes – Terra Nova do Norte
18. EE Dr. José Rodrigues Fontes – Cáceres
19. Prédio que abrigava a EE São Luiz só o prédio a escola continua ativa – Cáceres
20. EE Benedito Cesário da Cruz – Mirassol D’Oeste
21. EE Vale do Guaporé – Pontes e Lacerda
22. EE Garça Branca – Guiratinga
23. EE Estevão de Mendonça - Guiratinga