Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Sem representatividade: Cáceres não elege deputado estadual e perde o federal
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
03/10/2022 - 09:24

Foto: reprodução

O resultado das eleições de domingo (2/10) não poderia ser pior para Cáceres. Além de não eleger deputados estaduais, o município perdeu o único representante na Câmara Federal. O deputado Dr. Leonardo (Republicanos) não repetiu as votações obtidas em pleitos anteriores, perdendo a vaga no Congresso. Leonardo obteve apenas 40.222 votos,ficando aquém do esperado.

A esperança de eleger o novato Irajá Lacerda (PSD) também não se concretizou. Líder das pesquisas na região da Grande Cáceres, o filho do ex-deputado Zezinho Lacerda e sobrinho do ex-senador Marcio Lacerda, Irajá obteve uma boa votação. Porém, insuficiente para chegar a Câmara. Foram 54. 907 votos.

A aposta de ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) em se aliar com o arquirrival político Pedro Henry (PP) deu no que era esperado: fracasso.

Desde o anunciou da união, em meados do ano, o eleitorado se mostrava cético com a composição entre Fontes e Henry.  O resultado não poderia ser pior. Fontes obteve apenas 17.406 votos. Perdendo de longe para os concorrentes locais Irajá e Leonardo. Aliás, esse resultado reflete também, na administração municipal. Além de Pedro Henry, Túlio e Valdeníria foram apoiados pela prefeita Eliene Liberato Dias.

Professor Malheiros, candidato do PSDB obteve apenas 4.510 votos.

Em relação aos resultados dos candidatos a deputado estadual, Francis da Cometa (PSDB), Valdeníria Dutra (PSB), engenheiro Nakamoto (PTB), Nestor Fidelis (Patriota), Elizeu Pereira (Patriota) e Da Silva, não sairam longe da realidade.

Embora tenha sido o campeão de votos em Cáceres e na região. Os 18.389 votos recebidos pelo ex-prefeito Francis, o dobro dos votos do segundo colocado, a vereadora Valdeníria, foram insuficientes para garantir uma cadeira na Assembleia. O candidato esperava bem mais, no mínimo 20 mil votos. Francis ficou como segundo suplente do grupo.

Como era esperado, os candidatos , vereadora Valdeníria e o engenheiro Nakamoto, não obtiveram as votações necessárias, e também amargaram uma derrota fragorosa nas urnas. Valdeníria obteve 9.864. Pouco mais de 300 votos das eleições passadas quando obteve 9.441 votos. O pior foi Nakamoto. Ele obteve apenas 5.292 votos. A metade da votação quando concorreu a prefeito e obteve 11.215 votos.

Os candidatos do Patriota, Nestor Fidelis e Elizeu Pereira tiveram uma votação muito aquém. Nestor 3.842 e Elizeu 403 votos. O candidato Da Silva, já era esperado. Ficou em último lugar com  302 votos.

 

Deputado Estadual
Francis Maris da Cometa (PSDB) 18.389 Votos

Valdeníria (PSB) 9.864 Votos

Engenheiro Nakamoto (PTB) 5.292 Votos

Nestor Fidelis (Patriota) 3.842 Votos

Elizeu Pereira (Patriota) 403 Votos

Deputado Federal
Irajá Lacerda (PSD) 54.907 Votos

Dr. Leonardo (Republicanos) Dr. Leonardo 40.222

Túlio Fontes (PSB) 17.406

Professor Malheiros (PSDB) 4.510 Votos

 

 

 

 

Carregando comentarios...

Política

Veja os 24 nomes eleitos para a ALMT

02/10/2022 - 21:04