Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Conheça o Projeto de Apadrinhamento de crianças acolhidas em Cáceres e saiba como participar
Por Clarice Helena Navarro/Diário de Cáceres
24/10/2022 - 16:09

Foto: ilustrativa

O Projeto de Apadrinhamento de Cáceres é uma ação em caráter permanente através da parceria do Poder Judiciário, Promotoria de Justiça e Prefeitura, e é uma ferramenta para que a sociedade possa contribuir com o bem estar e o desenvolvimento de crianças e adolescentes que precisaram ser afastados do convívio familiar.

 O número de crianças institucionalizadas é rotativo, e hoje Cáceres tem 11 delas em regime de acolhimento -uma medida temporária e excepcional, em andamento enquanto não se esgotam todas as chances de volta à família ou colocação em família substituta.

A campanha tem sido divulgada através dos meios de comunicação e redes sociais. Os padrinhos podem ser pessoas físicas ou jurídicas, e podem apadrinhar de três formas., 

O interessado dever ser maior de 18 anos, independente de estado civil, raça ou sexo, e pode ser padrinho afetivo, padrinho prestador de serviço ou padrinho provedor.

O padrinho afetivo dá assistência moral, afetiva, física e educacional, convivendo com o afilhado através de visitas, de passeios, disponibilizando tempo e carinho para a criança ou adolescente. 

O padrinho prestador de serviço presta serviços gratuitos, em horas disponíveis, conforme sua área de formação ou interesse, dentro da instituição de acolhimento ou outro local próprio. E o padrinho provedor dá suporte material e/ou financeiro ao afilhado, dentro de suas possibilidades.

A promotora de justiça da Vara da Infância e Juventude Elaine Laura Nunes da Silva informou que alguns formulários foram preenchidos, mas nenhum apadrinhamento foi formalizado até agora. “Entre os futuros afilhados, temos crianças com deficiência, temos adolescentes com que não tem condições de retornar para seus familiares e que sua colocação em família adotiva é mais difícil. Em razão disso os interessados em ajudar também podem oferecer cursos profissionalizantes, ou mesmo vaga de emprego, de acordo com a faixa etária -a partir 14 para aprendiz, e 16 para trabalho, lembrando que todos estudam”.

Padrinho é uma referência de proteção para todas as crianças e as pessoas interessadas, empresas também que queiram apadrinhar, devem preencher a ficha de cadastro através do link https://drive.google.com/file/d/19mQ0Rr3Ur8elo7Rvuaoj2WZYQe3duYWw/view?usp=sharing e levar os documentos à Vara da Infância no Fórum de Cáceres. 

Pessoas físicas devem levar RG, CPF e comprovante de residência. Empresas, o cartão do CNPJ atualizado e o Alvará de localização e funcionamento.

Se houver dificuldade no preenchimento online da ficha de cadastro, a mesma pode ser preenchida presencialmente, quando a pessoa for fazer a entrega dos documentos.

Carregando comentarios...

Artigos

O mercado não está para peixe

22/10/2022 - 08:21