Os alunos da Escola Municipal Santos Dumont, receberam nesta semana a visita dos dentistas do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Cáceres. A ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, tem parceria com o Sesi, que enviou dois trailers moveis consultórios dentários e o curso de Odontologia da Faculdade Estácio Fapan que disponibilizou estagiários para auxiliarem no desenvolvimento dos atendimentos.
Segundo a Coordenadora de Odontologia da SMS, Marilu Santana de Carvalho Rodrigues, o projeto começa com a sensibilização das famílias dos estudantes, triagem dos alunos, palestras e entrega de kits de escovação contendo creme dental e escova de dentes. “Nossa equipe avalia a saúde bucal das crianças, orienta ações preventivas e após esta fase inicia os procedimentos que vão de restauração até atendimentos mais complexos”, ressaltou Marilu.
Já a secretária de Saúde Márilsi Queiroz, observou que quando os dentistas diagnosticam problemas dentários, a direção da escola é informada e emite um aviso aos pais solicitando autorização para o tratamento. “Com isso aumentamos a atenção com a saúde bucal das crianças”, avaliou Márilsi.
A prefeita Eliene Liberato Dias, visitou a escola na tarde desta quarta-feira (26) e acompanhou o atendimento dos odontólogos do município aos alunos do estabelecimento de ensino.
Eliene enalteceu que o município tem investido bastante nesta área e concentrado esforços na saúde de todos, principalmente na orientação e prevenção. “ Este é um programa que desperta, antes de tudo a prevenção, se nossas crianças tiverem uma atenção preventiva, teremos uma saúde bucal mais efetiva e com isso melhor qualidade de vida”, disse a prefeita.
A diretora da Escola Municipal Santos Dumont, Adriana Zuchini, informou que 330 alunos foram atendidos na triagem e iniciaram seus tratamentos. “Este programa é muito bom. Muitas crianças tem problemas dentários e a atenção da prefeitura, oportuniza um tratamento adequado e melhora a saúde bucal das crianças da rede municipal de ensino. O programa se estende até todos serem atendidos”, concluiu Adriana.