A nona edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) chega ao fim nesta sexta-feira (28) com a premiação dos projetos que alcançaram os três primeiros lugares de cada uma das três categorias, mais a categoria Voto popular e a seleção de quatro alunos entre os projetos vencedores nas categorias Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para se tornarem bolsistas de Iniciação Científica Júnior.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo (IFMT) foi o destaque da Mostra. Seus alunos pesquisadores do ensino médio conquistaram os três primeiros lugares na categoria Desenvolvimento Tecnológico, o primeiro e o terceiro lugares na categoria Iniciação a Pesquisa e a categoria Voto Popular. A equipe vencedora da segunda colocação na modalidade Iniciação a Pesquisa é da Escola Estadual Deputado Francisco Villanova.
Entre as equipes de pesquisadores da modalidade Iniciação Científica Mirim, composta por alunos do 1º ao 5º ano, três escolas se sobressaíram conquistando os três primeiros lugares, sendo elas respectivamente Escola Municipal Duque de Caxias, Escola Estadual Criança Cidadã e Escola Municipal Professora Erenice Simão Alvarenga.
Nesta edição, foram inscritos 148 trabalhos de alunos de escolas públicas e privadas de Cáceres e Salto do Céu. Durante dois dias, 330 alunos do Ensino Fundamental e Médio, orientados por 48 professores, participaram da Mostra que teve 95 projetos aceitos e avaliados.
Uma equipe de 62 avaliadores, entre professores da Unemat, representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec -MT), do Centro de Formação de Professores (Cefapro), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (Unemat) e de empresas parceiras, observaram o caráter investigativo da pesquisa dos projetos apresentados. Além dos avaliadores, os visitantes também puderam demonstrar, por meio do voto popular, qual o projeto de maior agrado. A organização disponibilizou um QR Code para a votação.
A professora Heloísa Salles Gentil, que atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unemat, foi uma das avaliadoras da Mostra. “Particularmente a Mostra de Iniciação Científica é o melhor evento de educação básica de Cáceres. Você vê o envolvimento dos estudantes na pesquisa e todo ano têm novidades. É prazeroso de ver a compreensão do processo de pesquisa que vem da indagação e leva ao conhecimento”, explicou Gentil.
O professor Marcos Borges, do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim) da Unemat, e coordenador da Mostra, foi tomado por grande emoção ao homenagear o professor Carlos Alfredo Arguello, doutor, físico e astrônomo, um dos fundadores da Unicamp e que se dedicou à Educação em Ciência, ao Ensino de Ciências por investigação, à divulgação científica, falecido em 2020. Arguelo também foi professor visitante do Curso de Matemática da Unemat, em Cáceres e dedicou-se a elaboração do Projeto para a construção do Ceicim, como um espaço para à construção de experimentos para o ensino de ciências e para a divulgação do conhecimento científico.
“O professor Arguello é responsável pela existência do Projeto da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal e queremos então prestar nossa homenagem a esse professor, que sempre brincando, com leveza, se dedicou a aproximar nossos jovens da Ciência”, contou Borges.
Realizado pelo Ceicim/Unemat em parceria com o IFMT/Cáceres e a Prefeitura Municipal de Cáceres, o evento contou com recursos federais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), patrocínio de empresários locais e o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Unemat (PPGECM).
Premiação: As equipes vencedoras de cada categoria, mais a categoria “Voto popular” levaram para casa medalhas e troféus.
Categoria – Iniciação Científica Mirim (1º ao 5º ano)
1º lugar - Projeto: Aguapé... Filtro no Pantanal?
Escola/Município: Escola Municipal Duque de Caxias
Alunos: Arthur Cristiano Mendonça de Barros, Nicolly Vitória Rodrigues Nogueira, Moara Zambelli Marmitt Guaçassi de Pinho, Anabella Aires de Menezes
Orientador: Professora Katiene Aparecida da Silva Costa
2º lugar - Projeto: Falta de pavimentação asfáltica e suas implicações para os moradores do bairro Jardim Cidade Nova
Escola/Município: Escola Estadual Criança Cidadã
Alunos: João Luis Guilherme de Oliveira, Sebastiana Vitória da Silva França, Vitor Gabriel Moraes Ribeiro
Orientador: Professora Eliane dos Santos Martinez Paezano
3º lugar - Projeto: O caminho de se comer bem
Escola/Município: Escola Municipal Professora Erenice Simão Alvarenga
Alunos: Altaiany Kristina da Silva de Moura, Rhayra Manuela Faria Almicci, João Valentin de Souza Lourenço e Eduarda Souza da Penha
Orientador: Professora Adriana Ramos Sebastião
Categoria – Desenvolvimento Tecnológico (6º ao 3º ano do Ensino Médio)
1º lugar - Projeto: Produção e caracterização de um refrigerante de Bocaiuva (Acrocomia Aculeata)
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Suíse Teixeira Silva, Sofia Helena da Silva, Roberta Isabel Pinto de Almeida Fernanda de Souza e Ana Lívia Ferreira de Oliveira Barbosa
Orientador: Professor Admilson Costa da Cunha
2º lugar - Projeto: A substituição de corantes industrializados por corantes alternativos naturais
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Giovana Belão dos Santos, Monize Noemi da Silva Rodrigues, Caroliny Vitória Neres Soares e Luiz Henrique Pachuri Garcia
Orientador: Professor Carlos Alberto Bosquê Junior
3º lugar - Projeto: O uso de moedas e cédulas para estudar a história do Brasil contemporâneo: o Plano Real (1994-2019)
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Éder Luiz de Oliveira Júnior e Tainá Medeiros Garcia
Orientador: Professor Matheus de Mesquita e Pontes
Categoria – Incentivo a Pesquisa (6º ao 3º ano do Ensino Médio)
1º lugar - Projeto: Efeito dos Adjuvantes na Eficiência de Herbicidas
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: André Luiz Mayer Babinski, Andrei Fernando Mayer Babinski, Antônio Carlos Pereira de Jesus e Getúlio de Jesus Fagundes Filho
Orientador: Professor José Ricardo Castrilon
2º lugar - Projeto: Um estudo comparativo do processo de assoreamento: uso de maquete no processo de conscientização da comunidade escolar acerca da preservação das matas
Escola/Município: Escola Estadual Deputado Francisco Villanova
Alunos: Suzany Maria dos Santos, Gabryel Oliveira da Silva, Jean Cardoso de Souza e Thiago Martins Laranjeira
Orientador: Professora Jady Duarte Schmitz
3º lugar - Projeto: Fotodegradação do Alaranjado de Metila em Um Fotômetro Led Rgb com Led Uv Acoplado
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Jeferson Catelan Campos, Vitória Cristina Campos Pereira, Maria Eduarda Silva Galvão e Luany Ribeiro Paulino
Orientador: Professor Danilo Morais Itokagi
Categoria Voto Popular – 705 votos
Projeto: Produção de bioetanol a partir de restos de maçãs
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Arthur da Costa Lima, Carlos Eduardo Maciel de Carvalho, Danielle Ferreira Dias e Karinny Barbosa Felipe
Orientador: Professora Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro
A organização ainda não divulgou os alunos indicados às bolsas de Iniciação Científica Júnior
Problemas e soluções apontados pelas crianças e jovens que participaram da Mostra podem servir de base para políticas públicas
A professora orientadora da equipe da Escola Estadual Criança Cidadã, Eliane dos Santos Martines Palzano, que conquistou o segundo lugar na categoria Iniciação Científica Mirim com o projeto A falta de pavimentação e suas implicações para a saúde dos moradores do Bairro Jardim Cidade Nova disse ter tido uma experiência gratificante. “A ideia surgiu da observação dos alunos. Depois de dois anos afastados da escola por conta da pandemia eles retornaram e observaram que quando chove há muito barro na sala de aula, poças de lama no portão da escola, e quando está seco há muita poeira. Incomodados com a “sujeira” nasceu a proposta deste trabalho. As crianças aplicaram questionários com os moradores do bairro e descobriram que as doenças relacionadas a asma, renite alérgica e bronquite eram suas maiores queixas”, contou Palzano. A professora disse ainda que uma carta assinada pelos alunos, a comunidade escolar e moradores do bairro será encaminhada à prefeitura.
Troféu por Carlos Viana e arte da Mostra por Sálvio Júnior