O Museu Histórico Municipal "Professora Emília Darci de Souza Cuyabano", realiza a Exposição Fotográfica Audiovisual intitulada, Manifesta – levando a Cultura até seu povo, entre os dias 25/11/2022 à 22/01/2023, destacando a cultura pantaneira de povos que vivem nas regiões do Pantanal.
A exposição é de autoria do Fotógrafo Luís Henrique Lemos, que desde 2005 vem registrando manifestações culturais em diversas localidades rurais e urbanas de Mato Grosso, em especial nas cidades de Cáceres, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade.
As Festanças em Cáceres começam com os levantamentos de mastros de diferentes Santos, ao longo do ano, acompanhadas de muita devoção, comida farta, música e dança típica.
Cururueiros se encarregam de contar a história, em forma de música, utilizando violas de cocho e ganzás. Após as rezas, a alegria dos Grupos de Siriri, com suas saias coloridas e rodadas, contagiam os presentes.
A Cavalhada em Poconé, uma batalha travada entre cavaleiros Mouros e Cristãos, inicia-se com o roubo da Rainha no Castelo dos Mouros. Espadas, argolas, pontaria, velocidade e dedicação, faz dessa festa.
Congo e Chorado é outra maravilha que concentra por vários dias os devotos do Espírito Santo, do Glorioso São Benedito, a Mãe de Deus e a Santíssima Trindade. Soldados marcham pelas ruas chamando a população para o espetáculo das dançarinas que equilibram garrafas em suas cabeças enquanto dançam e cantam. Ladainhas arrecadam por dias, donativos para custear a festa entre seus moradores.
Além da missa principal, rezas acontecem nas casas de alguns moradores, que são lotadas em nome do Santo. No final, biscoitos e licores são ofertados aos presentes em sinal de agradecimento.
Para Lemos, a cultura vive nas tradições, e por décadas, vem rompendo as inúmeras dificuldades em nome da fé e dos costumes tradicionais. “Nesse sentido, procuro mostrar em fotografias e vídeos um pouco das riquezas culturais do nosso povo mato-grossense” anuncia o fotógrafo.
A exposição estará aberta para visitação a partir das 8h00 e vai até às 17 horas. “Venham prestigiar”, convida o Coordenador de Cultura Hélio Santana.
Investigações apontam que o suspeito usava a espingarda para efetuar disparos na região
Ampla programação contempla apresentação da ‘Artista Cientista’, aprendizado 3D com tablets, serviços de beleza e saúde
As forças de segurança desencadearam operação e 18 pontos que estavam bloqueados já foram desobstruídos pela manhã
Durante 10 dias, eles se percorreram cachoeiras, rios e trilhas de Alto Araguaia, Chapada dos Guimarães, Campo Novo do Parecis, Jaciara e Tangará da Serra
Câmeras de segurança apontaram que o menor foi a última pessoa, que esteve com Ryan antes de seu desaparecimento