Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cuiabá sedia o Encontro Nacional das Ouvidorias das Defensorias Públicas a partir desta terça-feira (29/11)
Por assessoria
29/11/2022 - 10:47

Foto: divulgação

Nos dias 29 e 30 de novembro e primeiro de dezembro Cuiabá sedia o Encontro Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas Estaduais do país. A abertura será no Palácio Paiaguás, no auditório do salão nobre Clóves Vettorato, a partir das 8h30 de terça-feira (29/11). Na programação tem visitas, seminário, debates, entre eles, o que buscará identificar os desafios dos dez anos de “políticas afirmativas na garantia dos direitos humanos para comunidades indígenas e quilombolas”. 

O primeiro dia de programação inicia com o credenciamento dos participantes das 7h30 às 8h e com a abertura solene e logo em seguida, às 8h50, haverá uma apresentação cultural. A programação da manhã será encerrada com o almoço às 12h. 

No período da tarde, a programação é retomada às 14h com o Seminário Nacional dos Direitos Humanos para as Comunidades Indígenas e Quilombolas, seguido de uma mesa redonda para debater o “Legado e Desafios dos 10 anos das Políticas Afirmativas: Garantia dos Direitos Humanos para as Comunidades Indígenas Quilombolas”. E após um intervalo, às 15h30, o evento será retomado com a segunda mesa redonda: o “Acesso à Justiça e Garantia do Território e Defesa do Meio Ambiente”. 

“Estamos muito felizes em receber representantes das Ouvidorias Externas das Defensorias do país, em Cuiabá, principalmente para debater os temas propostos. Acredito que esses três dias serão muito produtivos e a partir deles, ações de trabalho serão definidas e organizadas para os próximos anos”, avalia o ouvidor-geral, Cristiano Preza, organizador do evento.

Na quarta-feira (30/11) a programação começa com a visita à comunidade quilombola de Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, com saída de Cuiabá às 7h30. Além da visita, haverá uma reunião do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas em Poconé, às 10h e após o almoço, os participantes irão para o município de Chapada dos Guimarães, às 13h30, onde visitarão os catadores de materiais recicláveis, a horta organizada por eles e terão reunião na Prefeitura da cidade.

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, confirmou presença na abertura do evento e destaca avanços e reforça que é preciso intensificar as ações em prol dos indígenas e quilombolas. “Temos visto mudanças promovidas pelas políticas públicas geradas por meio de parcerias. O Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas é referência. Com as informações e projetos desenvolvidos o Governo do Estado pode atuar de maneira direcionada e dessa forma solucionar problemas e dar o suporte necessário para o desenvolvimento das diferentes ações que ocorrem em defesa do Meio Ambiente e nas comunidades Indígenas e Quilombolas. Esse diálogo precisa ser feito com constância e as ações precisam ser continuadas”, disse.

Na quinta-feira (1/12), a programação será no auditório Rejane Iara Snidarsis, na Defensoria Pública, às 8h20, com a palestra da defensora pública Carolina Renée Weitkiewic para falar sobre o projeto “Reciclando Dignidades”, a iniciativa foi premiada entre as três melhores práticas das Defensorias Públicas em 2019. Ainda no período da manhã haverá a palestra com o defensor público do Rio de Janeiro, André Luís de Castro, para falar sobre a Importância das Ouvidorias Externas nas Defensorias Públicas.

No período da tarde, às 13h30, haverá a visita na Casa das Pretas, na Praça da Mandioca e o encontro será encerrado com uma reunião, no prédio American Business, na Sala do Conselho Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso. Os interessados podem fazer sua inscrição por este link e ver a programação completa do evento, aqui.

Carregando comentarios...

Agronegócio

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada e prazo se encerra em 17 de dezembro

Decisão do Ministério da Agricultura foi motivada pelo atraso na liberação de lotes do imunizante para o mercado

28/11/2022 - 10:58
Educação

Abertas até quarta-feira (30) inscrições para vagas nos Cursos Superiores de Engenharia Florestal e Licenciatura em Química do IFMT Cáceres

As inscrições são gratuitas e a seleção será feita por meio de notas do ENEM

28/11/2022 - 10:52
Agronegócio

Vacinação contra aftosa é prorrogada; 33 milhões de animais devem ser imunizados em MT

Segunda etapa da campanha segue até 17 de dezembro, segundo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

27/11/2022 - 16:03
Educação

Comunidade escolar e Sintep-MT questionam Seduc-MT sobre fechamento compulsório de escolas

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, participou dos debates e fez diversos apontamentos quanto à arbitrariedade do estado e a inconstitucionalidade do Decreto 723/2020, lançado pelo governo Mauro Mendes em plena pandemia.

26/11/2022 - 12:50
Cidades

Defensoria se reúne com representantes LGBTQIAP+ para cobrar do Estado a implantação do 1º ambulatório trans em MT

Em reunião que ocorreu na tarde do dia 17, as defensoras Rosana Leite, Olzanir Carrijo e Tânia Matos discutiram com entidades civis e governamentais que atuam em prol da população LGBTQIAP+ medidas visando a implantação do primeiro ambulatório transgênero de Mato Grosso

26/11/2022 - 12:47

Mato Grosso reúne gestores das 27 Polícias Civis do País em evento sobre tecnologia e inteligência

O encontro será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Sesc Porto Cercado, em Poconé

26/11/2022 - 12:45
Artigos

A melhor forma de se proteger é possuir o esquema vacinal completo”, diz biomédico diante do avanço de nova variante da Covid

Dados da Fiocruz apontam que aumentou o número de casos da doença em todo o país

25/11/2022 - 14:00

Rondonópolis, Cáceres, Cuiabá e Barra do Garças recebem ‘Prepara Varejo’ do Senac-MT

O programa de capacitação, promovido pelo Sistema Fecomércio-MT, visa qualificar empresários e trabalhadores do comércio para as vendas de fim de ano

25/11/2022 - 13:59

Polícia Civil esclarece desaparecimento e prende suspeito de matar companheira a e enterrá-la

O crime é investigado pela Delegacia de Ribeirão Cascalheira; os restos mortais da vítima foram localizados e encaminhados à perícia.

25/11/2022 - 13:53

Pianistas interpretam clássicos a quatro e oito mãos no Sesc Arsenal

Recital é uma homenagem ao 30º aniversário do Conservatório Musical Dunga Rodrigues

25/11/2022 - 13:51