Bolsa Família: recadastramento termina nesta sexta,11
Por assessoria
10/01/2013 - 16:29
A prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Ação Social, está promovendo a atualização do cadastro das 7.100 famílias do município beneficiadas com o Bolsa Família.
Conforme o gestor do programa, Igor Fauber Lemes Oliveira, os responsáveis em receber o beneficio devem comparecer o mais breve possível ao CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social), localizado na Rua Ouro Verde, S/N, Bairro DNER das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Ele informou ainda que novos cadastros ainda não estão sendo realizados. Lemes explicou que assim que eles forem liberados, a prefeitura fará a divulgação.
Nesta sexta-feira, 11, termina o prazo para os gestores de todo o país informarem sobre o cumprimento das condicionalidades de saúde das famílias que recebem o Bolsa Família.
A prefeitura de Cáceres está entre as cidades do País que já realizaram a atualização.
Fazem parte do universo, aquelas famílias que possuem crianças de até sete anos – que devem cumprir o calendário de vacinação e ter acompanhados o crescimento e desenvolvimento – , gestantes ou nutrizes. Caso a atualização não seja realizada, as famílias correm o risco de ter o benefício bloqueado.
O acompanhamento e registro das condicionalidades de saúde são de responsabilidade do Ministério da Saúde, realizados pelas equipes de saúde dos municípios e dos estados, e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O resultado do acompanhamento é registrado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde em dois períodos do ano, no primeiro e segundo semestre.
Dentre os estados, o maior índice de acompanhamento de 2012 é registrado em Roraima, com 82,0% das famílias com as condicionalidades de saúde já atualizadas. Em seguida, aparecem o Paraná, com 77,3%, e Sergipe, com 72,5%.
Com informações do MDS