70 amarelinhos, como são chamados os ônibus do transporte escolar da Prefeitura de Cáceres, estão passando por revisão para iniciar o ano letivo de 2023.
As aulas na Rede Municipal de Ensino começam na primeira quinzena de fevereiro.
Segundo o coordenador de transporte da Secretaria Municipal de Educação , Elier Bezerra, a manutenção é necessária e preventiva.
Elier informou que os 70 ônibus passam por uma inspeção rigorosa, onde, quando há necessidade, é feita a troca de pneus, óleo e filtros. Também fazemos a revisão elétrica e mecânica.
O coordenador ainda disse que do total revisado, 59 ônibus vão para Cuiabá passar pela aferição do tacógrafo, sendo este um procedimento obrigatório a cada dois anos. “Os 11 restantes fizeram o ano passado”, observou Bezerra.
O Secretário Municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, falou que mais de dois mil alunos são beneficiados e utilizam o transporte escolar. Por esta razão, o secretário classificou ser imprescindível realizar a manutenção periódica dos veículos.
Fransérgio informou que diariamente os ônibus escolares rodam aproximadamente 10 mil quilômetros. “Esses veículos fazem o transporte de nossos alunos, são crianças e adolescentes que precisam do serviço para a realização de seus estudos, desta forma a atenção deve ser redobrada para que não ocorra de um veículo quebrar, ou de um problema mecânico acabar causando um acidente. As revisões são parte de um planejamento estratégico para garantir um transporte seguro e com qualidade aos estudantes”, ressaltou Piovesan.
Já a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, disse que investir nas estruturas dos ônibus e nos recursos humanos, qualificando os motoristas, é garantir um transporte responsável e seguro. “Motoristas capacitados e ônibus em condições de trafegabilidade e segurança, garantem o transporte seguro dos nosso alunos”, finalizou Eliene.