A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, informa que já foi publicado o Edital do Festival Esperançar – Baba Cleiber II, direcionado ao município de Cáceres.
O Coordenador Municipal de Cultura, Ricardo Vanini, noticiou que as inscrições estarão abertas no período de 23/01 a 24/02/23.
Segundo Vanini, o projeto trata de um recurso do Deputado Estadual Lúdio Cabral, com o intuito de propagar e valorizar os produtos e trabalhos de artistas e agentes culturais de Cáceres, destacando que a seleção desta vez não contempla as pessoas que tiveram seus projetos aprovados na primeira edição denominada Meu Primeiro Esperançar.
Outra novidade anunciada por Vanini é a destinação de 30%, ou seja, seis propostas, para ações ligadas às referências culturais dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (PCTMA).
O Coordenador de Cultura observou que serão selecionadas 20 (vinte) ações culturais de artistas, agentes e trabalhadores da cultura do Município de Cáceres. “São incentivos culturais no valor de R$ 2.625,00 (dois mil seiscentos e vinte e cinco reais) cada um, apresentados por Pessoa Física, Pessoa Jurídica sem fins lucrativos, Espaços/Grupos Culturais e ainda coletivos sem personalidade jurídica, totalizando o valor de R$ 52.500,00 (cinquenta e dois mil e quinhentos reais).
O Secretário de Turismo e Cultura Cláudio Henrique Donatoni, falou que a ação tem o propósito de dar visibilidade e promover agentes e trabalhadores da cultura, priorizando proponentes mulheres, trans, LGBTQI+, crianças, jovens e mestres da cultura popular, que nunca captaram recursos públicos e acessaram fundos e editais de cultura, residentes nos bairros periféricos e áreas rurais.
Donatoni concluiu observando que uma das metas da Secretaria de Turismo e Cultura é divulgar e estimular talentos e proporcionar contato da comunidade com artistas locais, comprometidos com a cultura e com a causa da transformação do país, partindo do lugar de onde vivem. "E esse é o compromisso da prefeita Eliene Liberato Dias", concluiu Claúdio Henrique.
Esdras Crepaldi