Porta de entrada de drogas e rota para descaminho de veículos roubados, municípios da fronteira com a Bolívia, irão receber centenas de câmeras de vídeo para ajudar a vigiar e fiscalizar a área. Cidade pólo da região, formada por 23 municípios, Cáceres receberá 402 câmeras para essa finalidade. Ao todo, o governo de Mato Grosso, irá entregar 15 mil câmeras para todos os municípios do Estado.
A entrega dos aparelhos foi citada, durante reunião realizada na manhã da última sexta-feira (20/01), em Cuiabá, entre o secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel-PM César Augusto de Camargo Roveri, o deputado estadual Carlos Avalone, o ex-prefeito Francis Maris Cruz e o vice-presidente do Sindicato Rural de Cáceres (SRC), Ricardo Castella.
No mesmo dia, no período da tarde em Cáceres, o deputado e o ex-prefeito, se reuniram com vereadores e demais lideranças locais para debater vários outros macros projetos regionais, entre eles, a reforma do aeroporto, a conclusão das instalações físicas da ZPE, operacionalidade do porto de Cáceres, construção de uma perimetral, adutora para levar água ao distrito industrial, entre outros.
“São projetos essenciais para aceleração do desenvolvimento da região” diz ex-prefeito Francis
“São projetos essenciais para aceleração do desenvolvimento de Cáceres e da região que, infelizmente, ainda não saíram do papel. A reforma do aeroporto, por exemplo, já dispõe, inclusive, de convênio assinado com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) no valor de R$ 6 milhões” explicou Francis.
Além da reforma do aeroporto, o ex-prefeito destacou, a necessidade da execução do projeto de construção da uma perimetral – estrada ligando a BR-174 a MT 343 -, com a finalidade de desviar o tráfego de veículos pesados (Caminhões e carretas) pela área central da cidade.
De acordo com o projeto original, a perimetral ligará o aeroporto à MT 343, chegando até a BR-174. De lá seguindo até a área do distrito industrial onde está sendo construída as obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso, instalada em Cáceres.
“A ZPE deve entrar em funcionamento no final deste ano ou no início de 2024. As industrias necessitarão de carretas para transportar os produtos lá industrializados. Daí a necessidade da construção da perimetral para impedir que esses veículos cruzem a área central carregados com matéria prima da ZPE”.
Durante a reunião foi destacado também a importância de viabilizar a operacionalidade do porto de Cáceres que está há 8 anos sob concessão da Associação Amigos do Rio Paraguai.
“Já fazem 8 anos que essa associação está à frente desse projeto sem que até hoje tenha transportado um único grão através do porto. E, nem irá transportar porque não tem expertise para isso, porque não é área dela” diz sugerindo para que o governo do Estado realize uma chamada pública para fazer o porto funcionar.
Em relação a ZPE, o ex-prefeito garantiu que a área administrativa está praticamente concluída. Contudo, há necessidade de construir uma adutora para levar água até o distrito industrial, assim como construir um condomínio onde os departamentos administrativos das empresas possam se instalar. “São projetos macros que devemos todo nos empenhar para que sejam concretizados”.
Vice-presidente destaca iniciativa do governo
em instalar câmeras na região da fronteira
Presente na reunião entre o deputado Carlos Avalone e o ex-prefeito Francis Maris, com o secretário de Estado de Segurança, o vice-presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Ricardo Castella, enalteceu a iniciativa do governo do Estado em instalar câmeras de vídeo monitoramento nos municípios da fronteira.
“Saber desse investimento na área de segurança deixa não apenas a população regional, mas também a classe produtora mais confiante. Atualmente, se constata uma insegurança na região da fronteira. Essas câmeras irão ajudar a vigiar e fiscalizar a nossa segurança” afirmou.
“Essas câmeras de vídeo irão deixar a população e a classe produtora mais confiante e segura” diz Castella
Em relação aos demais temas debatidos entre o ex-prefeito com vereadores e demais lideranças, Castella afirmou que “essa demonstração de união é muito importante, levando em conta que não dispomos de representantes na Assembleia Legislativa para defender os nossos interesses”.
Vereador Marcos Ribeiro diz que
projetos em execução irá gerar empregos
Na opinião do vereador Marcos Ribeiro, presente na reunião, a execução desses projetos, além de alavancar o desenvolvimento regional, será um grande propulsor para geração de emprego a população. “Será sem dúvida uma forma de potencializar a geração de empregos para nossa população” diz.
“Além do desenvolvimento, a execução desses projetos irá potencializar a geração de empregos” diz Marcos
Enfatiza ainda o parlamentar que “o momento é de unir forças e fazer uma grande aliança” para cobrar do governador maior empenho e tirar os projetos do papel e transformá-los em realidade. “O governador é parceiro de Cáceres. Teve muitos votos no município. É hora de ele tirar os projetos de papel”.
Para o vereador Leandro dos Santos, também presente, a reunião foi muito produtiva e se diz disposto a somar com as demais lideranças para cobrar a execução dos projetos. “São projetos de interesses regionais. Estou disposto a somar e cobras das autoridades maior empenho para torná-los realidade”.