O município de Cáceres sediou nesta quinta-feira (02), no plenário do Fórum da Comarca, um ciclo de palestras que discutiu o aumento da violência contra a mulher.
O evento foi promovido pela Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato).
O ciclo, é uma forma de incentivar o debate e a conscientização de gestores públicos e da sociedade civil organizada sobre a questão da violência contra a mulher, promover interlocução e diálogo, além de sensibilizar mulheres e homens acerca de uma convivência respeitosa e levantar as possíveis causas do que tem gerado o aumento de casos de violência contra a mulher no Estado.
Diversas instituições, órgãos e movimentos organizados participaram do debate.
Coordenado pela professora Jacy Proença, ex-prefeita de Cuiabá, o ciclo de palestras contou com a presença da mentora de Mulheres Empreendedoras e Especialista em Comportamento Humano, Kátia Arruda, e diversas autoridades de Cáceres, como o vice-prefeito Dr. Odenilson Silva, que representou a prefeita Eliene Liberato Dias.
Jacy Proença explicou que as palestras objetivam incentivar o debate e a conscientização de gestores públicos e da sociedade civil sobre a questão da violência contra a mulher. “Também queremos sensibilizar mulheres e homens acerca de uma convivência respeitosa, além de levantarmos as possíveis causas do aumento de casos de violência contra a mulher no Estado” destacou Jacy.
Para o vice-prefeito Dr. Odenilson, é muito importante realizar estes debates. Ele falou que é preciso fortalecer cada vez mais as políticas públicas que trabalhem a educação e o fim da violência contra a mulher. “Essa é uma meta da administração da prefeita Eliene, trabalhar para que possamos zerar os índices de violência contra a mulher. Quiçá, o ano que vem possamos dar essa notícia”, ventilou Odenilson.
E emendou, “sabemos que, infelizmente, a violência contra a mulher acontece a qualquer hora, em qualquer lugar, independente de classe social, por isso a conscientização e eventos como este ciclo de palestras são necessários e muito bem vindos no nosso município ”, avaliou o vice-prefeito.
Também se pronunciaram a delegada da Delegacia Especializada da Mulher, Paula Gomes Araújo, a presidente da 3ª Subseção da OAB, Sibele Simões, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Pastor Júnior, a Promotora de Justiça, Eulália Natália da Silva Melo e o Coronel Ottoni César Castro, Comandante Regional da Polícia Militar.
A secretária de Assistência Social, Fabiola Campos, também esteve ajudando na organização e mobilização da atividade.
Todos deixaram mensagens de apoio a causa debatida.
A promotora de Justiça, Eulália Natália, disse que o Ministério Público e diversos parceiros em Cáceres estão engajados nesta luta e vem desenvolvendo estratégias efetivas de prevenção, implementação de políticas públicas e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.