A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou na tarde desta terça-feira (07), mais uma parceria com a Estácio Fapan.
O município celebrou um convênio na área de saúde com esta instituição de ensino superior para disponibilizar que acadêmicos das áreas de odontologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e psicologia, realizem estágios e contribuam com a saúde pública de Cáceres.
Os universitários destes cursos serão acompanhados, nas atividades práticas, por docentes ou preceptores nas unidades básicas de saúde urbanas e rurais, Centro de Especialidades Odontológicas, ambulatórios da mulher e da criança e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Segundo a odontóloga Denise Cortela, responsável pela educação continuada do município, o convênio visa contribuir na implementação de ofertas e serviços oficializados com uma perspectiva muito boa de atendimento. “Esses estágios atendem o programa nacional fortalecendo o alcance dos indicadores propostos e melhorando os recursos que retornam ao município. Cada curso desse tem um coordenador responsável e eles trazem pontuações e a disposição da oferta de todos os produtos pedagógicos, científicos e práticos que os cursos desenvolvem para a saúde municipal, e isto é muito bom”, avaliou Cortela.
Para Denise, Cáceres é privilegiada por ser uma polo de saúde e educação e ter gestores comprometidos com a saúde da população. “Esses convênios oportunizam a consolidação do SUS no município e a ampliação de acesso e ofertas de serviços com profissionais sempre atualizados”, destacou.
O secretário de Saúde Vitor Miguel comemorou mais esta parceria com a Fapan e destacou não só a relevância destes serviços para o município, mas também pela oportunidade na formação destes profissionais que estarão vivenciando e atuando na prática da sua formação.
Vitor informou que o prazo de vigência desta cooperação é de um ano.
A prefeita Eliene Liberato Dias destacou a importância deste convênio que abre espaços para estudantes e estabelece uma colaboração recíproca entre as partes, melhorando o atendimento nestas áreas e contribuindo na formação dos profissionais de saúde. “Sempre digo que as parcerias são fundamentais. Estamos sempre de portas abertas para atender pessoas e instituições que queiram colaborar com o desenvolvimento e a qualidade de vida da nossa população”, concluiu Eliene Liberato.