O vereador de Cáceres, Flávio Negação(União Brasil) apresentou um projeto direcionado a atenção as crianças e jovens com transtornos do espectro autista
O Projeto de Lei, aponta a realização de censo sobre diagnóstico de crianças e jovens com transtornos do espectro autista (TEA). O público alvo são os alunos das escolas do município de Cáceres.
O PL foi apresentado na Sessão Ordinária do último dia 06de Março.
A seguir os principais focos do Projeto de Lei:
• Identificar a quantidade e o perfil sócio económico das crianças e jovens com TEA autistas matriculados nas redes de ensino público e privados do município de Cáceres;
• Criar o mapeamento dos casos de crianças e jovens com TEA.
• Identificar através do censo as crianças e jovens com TEA, que já se encontrem em programas assistenciais do município, do estado ou Governo Federal.
• Direcionar políticas públicas para o atendimento de pessoas com TEA.
Justificando o Projeto, o Parlamentar argumentou que o censo se coloca como o mecanismo a ser usado com o objetivo de identificar o perfil socioeconómico das pessoas portadoras do transtorno do espectro autista, criar um mapeamento para desenvolver políticas públicas, saber quantas crianças e jovens estão inseridas e amparadas por algum projeto social, além de servir para aprimorar o atendimento clínico e psicológico.
“Por meio desses dados, os graus de TEA, a quantificação, qualificação e localização, serão levantados para fins de desenvolvimento de projetos sociais, medidas públicas de assistência social a estas pessoas e às famílias”, acrescentou Negação.