Reunião define ações pontuais para o Mutirão contra a Dengue
Por assessoria/Thiago Almeida
16/01/2013 - 08:05
Foto: Assessoria/Ronivon Barros
Com o objetivo de traçar as primeiras metas de combate ao mosquito da Dengue, e trazer ações preventivas de saúde para reduzir as notificações da doença no município, a Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Ação Social e da Secretaria de Saúde, realizaram na noite desta terça-feira (15.01) uma reunião no auditório do Hospital Regional de Saúde.
No encontro compareceram representantes de secretarias municipais, Ministério Público, clubes de serviço, sociedade civil organizada, exército, órgãos de segurança, vereadores entre outros com o objetivo de unir forças e organizar o mutirão da limpeza em toda a cidade.
O trabalho conjunto, de acordo com o prefeito de Cáceres, Francis Maris, é o ponto de partida para reduzir os índices da doença na cidade. “É gratificante ver a participação dos representantes de várias entidades para que possamos executar este trabalho o mais rápido possível. É uma ação que precisa da participação de todos por meio das instituições”.
Francis ressaltou que, por meio dos órgãos participantes, será feita uma articulação junto à sociedade para que cada morador participe do mutirão, considerando que a limpeza de cada possível foco do inseto é fundamental para a redução de casos da doença. Após a realização do mutirão de limpeza entrará em vigor de fato a Lei municipal 1927/2009 que dá poderes a agentes de saúde de multar os proprietários de terrenos em que forem confirmados focos de procriação do mosquito da Dengue. A lei prevê multa de 1% sobre o valor do imóvel.
De acordo com a secretária de Ação Social, Eliane Lazari, é imprescindível a participação de todos. “Precisamos reforçar o envolvimento de todos os representantes. Por isso, conclamamos toda a sociedade para somar esforços conosco. O sucesso desta ação não depende apenas da prefeitura, mas de todos os moradores de Cáceres”, afirmou.
Também participaram do evento a secretária de Educação, e Esportes, Cultura e Lazer, Nelci Longhi; o secretário de Governo e de Agricultura, Neto Gouveia; o secretario de Turismo, Julio Parreira; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Valdeci Rodrigues, entre outras autoridades.
NÚMEROS
Cáceres passa por um momento crítico de notificações da doença no início deste ano. Em 2012 foram registrados 726 notificações da doença e 292 casos confirmados. Neste ano, até esta terça-feira já foram notificados 76 casos e quatro confirmações. De acordo com a secretária de Saúde, Arlene Alcântara, os surtos da doença são cíclicos. “Tivemos um grande pico de notificações em 2009 e a previsão é termos um novo pico este ano, tendo em vista que todos estamos vulneráveis ao sorotipo tipo 4 da doença, que está prevalecendo neste período. É preciso conhecer a doença para combater. Precisamos entender o que estamos enfrentando”, pontuou.
A secretária aponta que o combate à dengue precisa se tornar uma rotina. “O problema é que a doença é tratada com banalidade. Quando existe várias notificações, a sociedade se mobiliza para combater a doença. Mas à medida que os surtos vão diminuindo, aos poucos vamos nos esquecendo de cuidar do nosso quintal e novos picos acontecem”. Hoje, o índice de infestação do mosquito em Cáceres é de proximadamente 2,5%. Ou seja, a cada 100 casas, quase 3 tem focos do mosquito confirmados.
SINTOMAS E CUIDADOS
A Dengue é uma doença grave que pode matar. Para evitar maiores problemas é necessário identificar os sintomas: Dores no corpo, na cabeça, nos ossos e nas juntas, ao redor dos olhos, febre alta, enjôo, dores no estômado, manchas avermelhadas pelo corpo e sangramento são alguns dos sintomas mais evidentes. Aos primeiros sinais da Dengue, é necessário procurar com urgência um médico.
O mosquito da dengue se reproduz em sua maioria em locais com maior concentração de pessoas. Para evitar criadouros de insetos, evite recipientes que acumulem água limpa. Copos, garrafas quebradas, pneus velhos, casca de ovo, tampas de garrafa: tudo isso pode ser criadouro de mosquito. Limpe bem sua caixa d’água e mantenha tampada. Isso também vale para qualquer tipo de reservatório de água.
SOLIDARIEDADE
No sentido de estabelecer parceria e sensibilizada com os casos de suspeitas de Dengue já notificadas no município, a Promotoria de Justiça de Cáceres fez, ainda nesta terça-feira (15.01), a doação de 20 caixas de soro fisiológico para o Pronto Atendimento Médico de Cáceres (PAM). A quantidade, recebida pelo prefeito Francis Maris e pela secretária de Saúde, Arlene Alcântara, é suficiente para atender a demanda do município durante três dias.
De acordo com a secretária, a ação é muito bem vinda. “Essa atitude é importante para podermos tratas os pacientes que chegam no Pronto Atendimento. Por isso, motivamos as instituições e aqueles que podem ajudar para doar medicamentos. Nossa proposta é continuar estabelecendo parcerias e solidificando ações em conjunto para podermos sensibilizar a sociedade a fazer a sua parte no combate à doença”, disse.
Após o repasse dos soros, o prefeito Francis Maris e a secretária Arlene Alcântara, fizeram a doação no Pronto Atendimento Médico (PAM).