Unemat, Secitec e Fapemat discutem investimentos no Ensino Superior
Por assessoria
21/01/2013 - 20:41
A direção da Unemat recebeu na manhã desta segunda-feira (21) o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello Bastos, o secretário adjunto, Adriano Breuning e o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapemat), Flávio Teles para discutir os investimentos na universidade.
O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, destacou que é fundamental garantir investimentos na universidade como forma de minimizar as discrepâncias entre as universidades federais e estaduais. Para Adriano Silva, os órgãos estaduais como a Secitec e a Fapemat devem se preocupar em garantir um investimento maior da instituição estadual justamente por ser parte do mesmo governo, além disso, as universidades federais e institutos federais conseguem acessar recursos federais que as estaduais não conseguem.
“O governo deve sim fazer investimentos maiores na universidade estadual, e por isso mesmo é fundamental que a Secitec conheça a Unemat, seus números e sua atuação no estado para que possa nos ajudar. Acreditamos sim que podermos juntos trabalhar para atender bem os desejos da sociedade mato-grossense”afirmou o professor Adriano Silva.
O secretário Rafael Bello Bastos, que assume a pasta em substituição a professora Áurea Regina Ignácio, que reassumirá a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, afirmou que vai trabalhar com afinco para atender as demandas da instituição. “Eu me coloco como um instrumento, e vamos sim trabalhar para abrir portas e garantir os investimentos necessários”, assegurou.
Entre as demandas apresentadas pela Unemat para a Secitec e Fapemat, estão as garantias das contrapartidas nos editais do FINEP que vão assegurar investimentos em infraestrutura, a implantação de Centro de Atendimento Tecnológico (CATs) nos campi que não foram contemplados no ano de 2012, a candidatura de Cáceres para também concorrer a implantação de um Parque Tecnológico, garantia de recursos para bolsas em diferentes modalidades e apoio para financiar programas qualificação stricto sensu como mestrado e doutorado, além de gestão para a aprovação do repasse automatizado para a Unemat, a partir de um percentual fixo das receitas correntes líquidas do Estado.
Além do reitor da Unemat, o vice-reitor Dionei José da Silva, todos os pró-reitores da Unemat e a diretora de Concursos e Vestibulares e a Fundação de Apoio a Pesquisa da Unemat também participaram da reunião.