Mutirão da dengue: prefeito pede voluntários e doações
Por Diário de Cáceres
23/01/2013 - 11:53
Mutirão de limpeza e ações de conscientização para combater e erradicar de Cáceres o mosquito da dengue. Depois, os rigores da lei municipal que autua e multa em 1% do valor do imóvel o proprietário em cujo quintal ou lote for encontrado foco do mosquito Aedes aegypti. Assim ´q que vai trabalhar a Prefeitura de Cáceres, para evitar que o município viva de novo o pesadelo de um surto de dengue, como aconteceu nos anos de 2009 e início de 2010.
Ontem, 22, o prefeito Francis Maris Cruz e o promotor de justiça Douglas Ligiardi, em coletiva à imprensa, ressaltaram a importância da participação da população, sem a qual é impossível combater a dengue.
"Cada morador de Cáceres tem que cumprir o seu papel nesta luta, ajudando o poder público. A Prefeitura está tendo o apoio do Ministério Público e de muitas outras instituições e entidades, para o Mutirão e as ações de conscientização. Mas o cidadão é a peça chave nesta luta. Ele deve manter seu quintal ou lote limpos e livre do lixo da dengue. Deve cuidar do seu quintal e até do quintal do vizinho. Sem a participação popular, não é possível vencer a dengue"-disse o promotor.
Por sua vez, o prefeito Francis Maris afirmou que a população precisa entender de uma vez por todas que dengue se combate com limpeza.
O Dia D contra a dengue, com a realização de um Mutirão de Limpeza em toda a cidade, que foi dividida em cinco setores, será no dia 02 de fevereiro. Coordenado pela Prefeitura Municipal através das secretarias de Saúde e de Obras, e com o envolvimento de toas as demais secretarias, a ação tem a participação de vários segmentos. Segundo o prefeito, há a necessidade de mais apoio. "Precisamos de 300 voluntários, de 60 caminhões, de 1.500 litros de água, de 63 mil sacos de lixo de 100 litros e de 400 marmitex. E esperamos conseguir o trabalho voluntário e as doações, porque a prefeitura está sem capacidade financeira e a cidade precisa com urgência deste trabalho de limpeza, combate e prevenção, antes que a dengue se alastre, que suja uma epidemia e que vidas se percam em razão da doença. Espero e conto com a participação e apoio de toda a população e dos segmentos organizados. Quem tiver caminhão e puder trabalhar, quem quiser fazer doações, por favor, procure a Prefeitura -pode ser a Secretaria de Saúde, Obras ou Governo.