Com uma programação extensa, que se encerra na próxima segunda-feira (24), a tradição e fé dos vilabelenses, a Festança de Vila Bela, celebra a Gloriosa Mãe de Deus e as Três Pessoas da Santíssima Trindade, que ocorre a mais de 200 anos.
Festança ocorre Vila Bela com programação até segunda (24). (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
Neste ano, a Festança de Vila Bela teve início no dia 12 de julho, com celebrações ao Divino Espírito Santo e ao Glorioso São Benedito. As tradicionais apresentações das danças do Congo e do chorado marcaram o ponto alto da programação no fim de semana passado.
A continuidade da programação nesta quinta-feira (20), às 19h30, será com missa em homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Homens, na igreja Matriz, e cortejo dos festeiros pelas ruas, logo em seguida.
No sábado (22), as atividades recomeçam a partir da meia noite, com a Alvorada. No domingo (23), a partir das 9h, haverá missa, cortejo de festeiros pelas ruas e almoço no ginásio esportivo Melânio de Assunção. E às 17h, começa o encerramento das festividades, com descida dos Mastros e cerimônia de transmissão de posse dos novos festeiros para o próximo ano.
A entrega da imagem do Glorioso São Benedito, que passa da Rainha atual para a nova Rainha, assinala o encerramento final da Festança, na segunda-feira (24), às 19h30.
Festa Centenária
A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade é realizada há mais de 200 anos, tendo como origem a reunião de negros para louvação dos santos de devoção e entoação cantigas que os faziam relembrar os antepassados na África.
Um dos ritos mais belos de Mato Grosso, a festa é celebrada anualmente e reúne no sincretismo religioso o Tríduo em homenagem ao Divino Espírito Santo, Glorioso São Benedito e à Santíssima Trindade.
A programação inclui as tradicionais apresentações das danças do Congo e do chorado, missa ao Glorioso São Benedito e outras manifestações centenárias que resgatam lutas de antepassados, reconsidera o papel dos santos católicos e celebra a identidade de um povo.