A Centenária Organização Militar da Marinha do Brasil, em Cáceres- à 210 quilômetros Oeste de Cuiabá -' conduzirá a procissão fluvial em louvor a São Luiz, padroeiro da cidade.
A cerimônia ocorrerá à partir das 07h30 de amanhã sexta feira (25), com as embarcações deslocando desde a altura da Ponte Marechal Rondon, subindo o Rio Paraguai até à Baía de Cáceres, no Cais que se situa em frente à catedral que homenageia o santo aniversariante.
A Diocese de Cáceres, responsável pelas festividades religiosas homenageando o padroeiro do município, é liderada pelo bispo Dom Jacy Diniz Rocha, mineiro das Alterosas.
A programação que se encerrará amanhã vem ocorrendo desde o último dia 17. Para esta sexta feira, que é feriado em Cáceres, além da procissão fluvial, a Igreja Matriz, terá celebração especial, culminando à noite com o tradicional show de prêmios na Praça de Eventos no Largo do Sangradouro área conhecida como Praia do Daveron.
Tanto os católicos quanto os marinheiros terão uma particularidade inédita, na Igreja e na Gola ( Marinha do Brasil ), os comandantes são oriundos das Minas Gerais. Tanto que para dar um tom das Alterosas o café da manhã que será servido à bordo, terá queijos Canastra , Pão de Queijo, Café São Sebastião do Paraíso e vinhos de Andradas(MG) com uma moderada dose de cachaça, de Januária, visto que tanto o religioso quanto o militar apreciam com moderação para não esquecerem das Alterosas.
A cidade adotou São Luiz de França como padroeiro, em homenagem às missões francesas que aportaram em Cáceres, há quase dois séculos. Por muitos anos até à década de 30 do século passado, a cidade se chamava São Luiz de Cáceres. Porém, a época ocorriam muitas confusões com remessas de cartas, encomendas e outros expedientes com cidades homônimas à São Luiz, achou se por bem, suprimir o nome do Santo. No entanto, a cidade é repleta de homenagens ao santo francês como dois Bairros ( Cohab Nova/Jardim São Luiz), uma escola estadual; maior avenida com cerca de 8 km que sobrepõe as duas rodovias, mercados, padarias, fazendas, sítios, chácaras , uma Gleba. Além do maior hospital do Oeste de Mato Grosso, o HSL.
Outra curiosidade se relaciona à família do jornalista Luiz Esmael dos Santos ( de A Gazeta), todos os quatro irmãos de Maézinho, se chamam Luiz Valdevino radialista , Luiz Waldemir contador, Luiz Augusto o Abutre árbitro de futebol. Detalhe os pais Benedito Almeida e Auta Lopes de Almeida, são devotos de São Luiz.