Teatro Cerrado Zulmira Canavarros será palco da apresentação do artista pantaneiro, que também fará gravação do DVD durante espetáculo
Quando Henrique Maluf começou sua trajetória profissional na música, aos 14 anos de idade, o rock foi sua primeira escolha. No entanto, nascido e criado em Cáceres, cidade banhada pelas paisagens pantaneiras e também fronteiriça à Bolívia, não foi difícil que os ritmos regionais também ganhassem o coração do jovem.
Foi assim que desde o início de sua carreira um só estilo musical nunca o definiu. “Passeio muito bem pelo rock, mpb, samba, soul music e, claro, pelo rasqueado de fronteira, também chamado rasqueado pantaneiro. O ritmo rememora minha infância e é um belo exemplo de como a música é sempre uma leitura da região onde ela está, sofrendo influências locais e modificando conforme o seu entorno. O rasqueado de fronteira, por exemplo, é muito diferente do rasqueado cuiabano”, explica.
Hoje, Maluf não apenas toca e canta o rasqueado de fronteira como é um estudioso da área. Seu mestrado em História na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aliás, é exatamente uma pesquisa aprofundada que vai do ano de 1984 até 2022 sobre este rasqueado pantaneiro cacerense.
E é exatamente todo este trabalho – e muito mais - que poderá ser visto no dia 24 de agosto, no lançamento do seu álbum “1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense”.
O álbum será apresentado ao público por meio do concerto “Fronteira Sinfônica”, ao lado da Orquestra Ciranda Mundo, em apresentação única. Durante o espetáculo também será gravado um DVD homônimo.
“O álbum conta com a participação de 36 músicos e está muito especial. Lançá-lo ao lado da Orquestra Ciranda é um grande presente aos mato-grossenses. Além disso, teremos no palco diferentes gerações de músicos e compositores cacerenses, como Guapo, Emerson Dorado, Adãozinho da Harpa, Rocco Martins e eu. Outras grandiosas participações serão a de Lorena Ly, do meu produtor musical, Joelson Conceição, e de Pescuma, que junto comigo colocou letra em uma música do Adãozinho da Harpa”, destaca Henrique Maluf.
O concerto será no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros, no dia 24 de agosto, às 20h. A entrada é um quilo de alimento não perecível mais R$ 2,00. Os ingressos não serão vendidos antecipadamente, portanto, a sugestão é que o público chegue mais cedo no dia.
O álbum “1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense” é uma realização do Instituto Ciranda, Associação Mato-grossense de Cultura (AMC) e apoio institucional do Instituto Realize, além do patrocínio da Lei Aldir Blanc (Secel-MT), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e Governo Federal.
A gravação do DVD é uma realização do Instituto Ciranda e da AMC, com apoio do Instituto Realize, patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
SERVIÇO
O que: Fronteira Sinfônica – Orquestra Ciranda Mundo e Henrique Maluf
Quando: 24 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Cerrado Zulmira Canavarros (Av. André Maggi - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, 78050-970)
Quanto: 1 kg de alimento não-perecível + R$ 2,00