Abradee e distribuidoras do país chamam a atenção para prevenção de acidentes. No Centro-Oeste, o principal ponto de atenção é o manuseio de máquinas agrícolas.
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), junto com a Energisa e outras distribuidoras, lançou a 17ª Campanha Nacional de Segurança para a prevenção de acidentes com a rede elétrica. De acordo com a concessionária, até julho de 2023, Mato Grosso já teve seis acidentes fatais com a comunidade.
Segundo dados da associação, em 2022, o ponto mais sensível no Centro-Oeste foram acidentes envolvendo operação de máquinas e equipamentos agrícolas como colheitadeiras e pulverizadores, que, pela altura, podem entrar em contato com as redes de distribuição de energia. A associação registrou 83 incidentes com a rede elétrica na região. Desses, infelizmente 38 fatais. Os principais acidentes envolviam operação de máquinas e equipamentos agrícolas, ocorrências com cabos energizados ao solo, que podem ocorrer por algum acidente com a rede ou eventos naturais como queda de árvores, construção e manutenção predial e ligações clandestinas ou o chamado furto de energia.
“A gente sabe que Mato Grosso é uma potência nacional quando se fala de agro. A estimativa da Companhia Nacional De Abastecimento (CONAB), por exemplo, que o estado bata o recorde de safra de grãos neste ano. Ou seja, a produção aumenta e a gente precisa tomar muito cuidado durante o trabalho”, explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, Heitor Galdino.
Apesar do ponto de atenção na área rural, a iniciativa tem como foco o público brasileiro em geral, incluindo trabalhadores que atuam como operários de obras e eletricistas, além de crianças, idosos e pessoas que direta ou indiretamente têm funções ou relação com a rede elétrica, seja no ambiente doméstico, lazer ou profissional.
Heitor também reforça que é importante tomar alguns cuidados, que podem até parecer óbvios, mas que muitas vezes no dia a dia é deixado de lado: “É preciso sempre ficar atento a aparelhos que estão danificados, cabos ressecados, plugues quebrados e assegurar a substituição ou manutenção desses equipamentos, para que não acabem causando acidentes graves. Além disso, é importantíssimo contratar profissionais habilitados e com experiência quando o assunto envolver energia elétrica”, afirma o coordenado.
Confira outras dicas do coordenador para garantir a segurança e evitar que acidentes elétricos aconteçam:
Para dúvidas e mais informações entre em contato com a Energisa:
0800 646 4196
Whatsapp Gisa: 65 99999 7974
Aplicativo Energisa ON