A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando esclarecer os fatos em torno do tratamento da criança L.G.S., diagnosticada com Epidermólise Bolhosa (CID Q81), informa:
A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética, hereditária, incurável e autoimune e, por se tratar de doença rara, o tratamento não é realizado pelo município e, por esse motivo, a genitora da criança foi orientada a proceder com solicitação para que o Estado realizasse o fornecimento dos serviços e insumos necessários.
Ainda que a atribuição do atendimento desta paciente seja do Estado, a atual gestão já atendeu com curativos especiais e medicamentos importados, no valor total de R$ 71.000,00 (setenta e um mil reais) que são de difícil acesso. Além de passagens aéreas para a família para que acessassem, no município de Campo Grande-MS, serviço especializado no tratamento de doenças de pele, o que ocorreu no ano de 2023.
Atualmente, visando a continuidade do tratamento da criança L.G.S., nossa gestão está realizando novo processo para aquisição de medicamentos e insumos, enquanto aguarda que o Estado de Mato Grosso cumpra a sentença judicial para o atendimento da demanda desta paciente.
VITOR MIGUEL DE OLIVEIRA
Secretário Municipal de Saúde