Numa noite inesquecível para a comunidade do assentamento Laranjeira 1, a prefeitura de Cáceres, inaugurou na noite da última sexta-feira (16/08), uma escola de alvenaria construída com recursos próprios.
O prédio edificado pela atual administração, cumpre sua meta de substituir a última escola de madeira da rede municipal, herdada de administrações anteriores.
“Isso aqui é uma marco para a educação municipal. Estamos encerrando uma época, pois hoje a gente está desativando a última escola de madeira. Estamos virando uma página que deve ser esquecida”, declarou o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan.
O professor João Carlos Campos Vieira, falou em nome dos representantes do assentamento.
Para ele que está desde a criação da escola, há 27 anos, iniciando sua trajetória como aluno da instituição, hoje é professor efetivo do quadro da Laranjeira, já tinha desacreditado na possibilidade da comunidade receber uma escola digna, que respeitasse os assentados, a educação do campo e principalmente os direitos humanos. Em tom emocionado João Carlos disse em seu pronunciamento: “Prefeita Eliene, muito obrigado pela senhora ter realizado um sonho que há 27 anos a gente vinha sonhando, e estávamos desacreditados. Tantos gestores passaram e prometeram e nós lutamos, lutamos, e hoje só aconteceu porque a senhora prefeita, cumpriu o compromisso que fez com nossa comunidade. A senhora honrou este compromisso, por isso estamos gratos. Parabéns prefeita, mais uma vez, digo que a senhora faz parte dessa conquista, sinta-se parte desse assentamento, sinta-se parte destas comunidades, quando eu digo isso, estou dizendo Laranjeira 1, Laranjeira 2, Ipê Roxo, Mata Comprida e vida Nova. Muito obrigado” reconheceu João Carlos.
A prefeita Eliene informou ao grande público presente que a prefeitura investiu um pouco mais de R$ 1 milhão de reais de dinheiro do município ao construir uma escola de 400 metros quadrados, bonita, moderna e climatizada. “Estamos quitando uma dívida social de quase 3 décadas com esta comunidade rural. Iniciamos um novo tempo”, ressaltou Eliene Liberato.
A prefeita observou ainda que a edificação foi uma obra das mais importantes da sua gestão. “A obra que traz educação, proporciona este momento com a comunidade escolar, que transforma a vida de muitos, como transformou do professor João Carlos e da professora Luzinete, pra chegar onde eles chegaram passaram pela escola”, enalteceu Eliene.
Ela confidenciou que quando era vice-prefeita um aluno de nome Pablo, pediu a ela que construísse uma escola nova, digna e que ele tivesse orgulho de estudar. “ O Pablo está aqui, lembro muito do dia que ele me pediu uma escola digna. Este foi um dos principais motivos que me levaram a querer ser prefeita de Cáceres, para que eu pudesse hoje estar aqui realizando este sonho. Foi cumprido Pablo”, se emocionou Eliene.
A diretora da escola professora Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, preparou uma grande solenidade e a apresentou a mística dos assentamentos valorizando a terra e a educação. Luzinete fez uma contextualização desde a implantação dos assentamentos na região e o que a educação representa para eles. Ela agradeceu a prefeita Eliene, a única que cumpriu o compromisso de edificar uma escola de alvenaria.
Além da nova escola, a prefeita entregou uniformes para os alunos, brinquedos e jogos pedagógicos para serem utilizados nas aulas.
Participaram ainda da solenidade o vice-prefeito Dr. Odenilson, o presidente da Associação de Moradores da Laranjeira, João Batista, os vereadores Manga Rosa e Rubens Macedo, secretários municipais e coordenadores.