O nível do Rio Paraguai chegou hoje (12/09) a 76 cm, segundo dados da Agência Fluvial de Cáceres.
O baixo nível de água é resultado de falta de chuva na região.
Com a estiagem que vem castigando o município e por recentemente, uma adutora central, que faz o abastecimento hídrico na cidade, ter se rompido, a prefeita Eliene Liberato Dias decretou que a água fornecida pelo município não seja desperdiçada e proibiu seu uso em casos como abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos , muros e veículos.
A medida consta no decreto Municipal nº 549, publicado para enfrentar a crise hídrica na cidade. “Temos que ser conscientes, estamos em alerta e precisamos fiscalizar o uso da água. Devemos evitar qualquer desperdício, a utilização deve ser racional e além destas, outras medidas, como diminuir o tempo de banho e fechar as torneiras enquanto se ensaboam, podem contribuir nessa economia”, observou Eliene.
O Diretor da Autarquia Águas do Pantanal, Júlio Parreira, foi na mesma linha e alertou a população para que economize água com objetivo de minimizar os riscos ao abastecimento de residências e no setor produtivo.
“É um período crítico, por isso devemos diminuir o consumo e evitar desperdícios. A economia depende de cada um de nós. Se cada um fizer sua parte, nas ações do dia a dia, adotando medidas simples, teremos resultados expressivos”, observou Júlio.
Veja o decreto no link abaixo:
https://www.caceres.mt.gov.br/fotos_noticias_downloads/159.pdf