Moradores de vários bairros, em Cáceres, padecem pela falta d´água, há mais de oito dias. Denúncias sobre o problema estão sendo enviadas, via WhatsApp, ao site Expressão Notícias, desde segunda-feira (13).
“A situação está insuportável. Como se não bastasse esse calorão, estamos há oito dias sem água” reclama o militar de reserva José Mateus, morador do Jardim das Oliveira, antigo Empa.
O militar revela ainda muitos moradores não reclamam porque decidiram cavar poços para evitar tanto a cobrança quanto a falta do produto. “Muito moradores agora tem poço, por isso não reclamam mais”.
“Pagamos todo mês, mas nem sempre temos água. Desde a semana passada não cai nada na torneira. E, o que é pior, ninguém dá uma explicação” afirma o vendedor Antônio Ferreira, morador do Garcez.
A escassez de água está se tornando rotina na cidade. No mês de setembro e no início de outubro, em vários dias as torneiras ficaram sem d’água, principalmente, nos bairros mais distantes do centro.
A princípio a administração creditou a falha à crise hídrica provocada pelo baixo volume de água do rio Paraguai, em razão do longo período de estiagem.
Posteriormente, a direção da Autarquia Águas do Pantanal, responsável pelo serviço justificou que o motor de uma das bombas de distribuição havia sofrido uma pane. O site entrou em contato com o diretor da Autarquia que emitiu a explicação abaixo.
Autarquia explica
Vivemos um ano atípico, muito calor, falta de chuvas e por isso, visando assegurar o abastecimento a todos, a Autarquia Águas do Pantanal vem reforçar aos seus consumidores a fazer o uso consciente da água.
O calor excessivo faz com que a população utilize mais água e isto ocasiona a diminuição da pressão, gerando pontos de interrupções nas redes, principalmente nas regiões mais distantes da cidade onde a água chega com pressão somente no período noturno para abastecimento das cisternas.
Além do fator calor, outras intercorrências como rompimentos nas redes, queda de energia com queima de motores, comprometeram ainda mais a distribuição de água, pois foi preciso realizar, em caráter de urgência, o reparo e a troca dos mesmos. Informamos aos munícipes que a Autarquia Aguas do Pantanal, está substituindo algumas bombas de distribuição, fazendo novas adutoras, assim, acreditamos que a situação se normalize tão logo estes novos equipamentos entrem em funcionamento.
Sabemos das dificuldades, estamos trabalhando diuturnamente para sanar os problemas, mas também contamos com o apoio da população. Faça sua parte, evite desperdícios!