Uma noite cultural, repleta de atrações, promete movimentar a Câmara de Cáceres, nesta quinta-feira (23/11), a partir das 19h, oportunidade em que serão homenageadas com moções de aplausos diversas personalidades da cidade, nas áreas de cultura e meio ambiente.
As moções serão entregues pelo vereador Franco Valério (Pros) à instituições como: o Coral de Vozes do Pantanal Integrado UNEMAT e IFMT, Associação de Senhoras de Rotarianos e aos feirantes e promotores da Feira Gastronômica e Cultural do Bairro Nova Era.
Um dos homenageados da noite será o capitão da Marinha aposentado Renato Thomas, que há mais de 30 anos realiza a limpeza do Rio Paraguai, retirando toneladas de lixo do local.
Na parte da música, outro homenageado importante é o músico e produtor cultural Henrique Maluf. Entre os seus trabalhos, destaca-se a "1ª Coletânea de Raqueado Cacerense", resultado de longos anos de pesquisa e produção frente à música pantaneira mato-grossense.
Maluf também possui mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e assinou a direção musical do Grupo Chalana em duas turnês pela Europa, nos anos de 2011 e 2013.
Atualmente é diretor musical do grupo folclórico internacional Flor Ribeirinha.
Para o vereador Franco Valério, homenagens como essas conectam a Câmara de Cáceres com a população.
Acrescenta que moções de aplausos são importantes para valorizar a cultura e reconhecer o trabalho de pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade local. "Isso aproxima a Câmara das pessoas e estabelece uma conexão entre os políticos e a comunidade", enfatiza.
PROGRAMAÇÃO
A noite de homenagens está repleta de atrações culturais, que têm início no plenário da Câmara, localizado no Centro Histórico da cidade, na rua Coronel José Dúlce.
A abertura do evento contará com o Hino Nacional, em uma versão alternativa, com arranjos de harpa e viola de cocho. Também haverá apresentação do Grupo Parafolclórico Vitória Régia.
Na parte gastronômica do evento, haverá bolo de arroz e bebidas típicas da região, a exemplo do Aluá.