Com o início do período chuvoso, a Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde, alerta a população e pede para que sejam tomados todo cuidado e providências para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade.
O secretário Municipal de Saúde, Vitor Miguel, salienta que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, está dentro das residências e terrenos em locais como caixas d’água, latas, garrafas destampadas, vasos de plantas, piscinas, tampinhas, pneus e diversos recipientes que acumulam água.
“Todos nós temos que fazer nossa parte, não adianta uma pessoa tomar todos os cuidados se o vizinho não se preocupa e deixa possíveis criadouros para o mosquito Aedes Aegypti. Nesta época os cuidados devem ser redobrados, pois o acúmulo de água em recipientes contribui para o aumento de focos”, alerta Vitor.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Cynara Piran, informa que os Agentes de Endemias realizam trabalhos de orientação e prevenção da dengue no centro e nos bairros periféricos da cidade.
“É necessário que a população receba bem nossos Agentes de Combate a Endemias. A rotina deles são as visitas domiciliares, tratamento focal com larvicida e borrifação de locais com maior probabilidade de depósitos, por isso devem ter acesso aos imóveis”, observa Piran.
Cynara lembra que a dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Por isso, é importante tomar todas as medidas necessárias para prevenir sua proliferação. “A prefeitura segue com os trabalhos intensivos de orientação e combate, mas o envolvimento da população é fundamental para evitarmos infestações do mosquito na cidade”, concluiu a coordenadora.