Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Nota do Enem sai nesta terça-feira; veja como acessar
Por Gabi Braz
15/01/2024 - 19:37

Foto: Agência Brasil

Fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023? Então saiba que as notas das provas serão divulgadas nesta terça-feira (16) pelo MEC (Ministério da Educação) e podem ser consultadas na Página do Participante, através do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

 

Notas do Enem 2023 poderão ser acessadas através da Página do Participante nesta terça-feira (16). (Foto: Agência Brasil)

Notas do Enem 2023

As provas do Enem foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, contando com mais de 3,9 milhões de inscritos.

Para acessar as notas, o candidato deve acessar a Página do Participante com login único da plataforma gov.br.

Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Vale lembrar que as notas dos participantes que fizeram as provas buscando autoavaliação – os chamados treineiros – serão divulgadas em março, a contar da divulgação dos resultados, de acordo com o edital.

estudante fazendo prova do Enem

Enem 2023 contou com mais de 3,9 milhões de inscritos. (Foto: Agência Brasil)

Redações

O espelho das redações será disponibilizado em cerca de 90 dias após a divulgação desta semana. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência.

A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero, como: fugir ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Nota vale para o Sisu

As notas do Enem poderão ser usadas para que os participantes garantam uma vaga, neste ano, em uma das 127 universidades em todo o país, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

No país todo, são 264.360 vagas, sendo 121.750 para cotas no ensino superior e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição, através do Sisu.

As inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda-feira (22) e os estudantes podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Inscrições para o Sisu iniciam na próxima segunda-feira (22). (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Inscrições para o Sisu iniciam na próxima segunda-feira (22). (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Em Mato Grosso, são mais de 8,5 mil vagas distribuídas pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e UFR (Universidade Federal de Rondonópolis).

Em Mato Grosso do Sul, são mais de 4,3 mil vagas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)

O Exame Nacional

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica. Ao longo de mais de 20 anos de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), ambas ações do MEC (Ministério da Educação).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Só em Mato Grosso, 63.924 pessoas se inscreveram inscritas para fazer o Enem 2023. O número representa 1,6% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul foram mais de 47 mil candidatos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...