NOTA – Falecimento por Dengue em Cáceres não está confirmado
Por Ascom/Thiago Almeida
29/01/2013 - 11:42
Ao contrário do que foi publicado em um site de notícias de Cáceres nesta segunda-feira (28.01), até o momento não existe confirmação de que o paciente Adelton Martins Aguilhera, 36 anos, faleceu pelo Sorotipo 4 da Dengue.
Adelton faleceu na tarde do último domingo (27.01) com suspeita da doença. No entanto, todos os exames realizados no paciente pelo Pronto Atendimento Municipal não indicam a presença de qualquer sorotipo da Dengue. A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou também o caso para a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, que coleta e investiga as notificações e confirmações de óbitos por Dengue, para que o caso seja analisado mais detalhadamente.
Vale ressaltar que todos os pacientes que chegam às unidades de saúde com sintomas da doença são tratados como casos suspeitos de Dengue, e medicados com o objetivo de conter a possível evolução do quadro. Trata-se de um procedimento padrão, mas que não configura necessariamente um caso confirmado da doença.
Ou seja, se um paciente chega à unidade com dores no corpo e febre, ele será tratado como um caso de Dengue mesmo antes que os exames sejam realizados ou que haja qualquer confirmação.