Boa notícia:Centro Oncológico retoma atividades com tratamento de quimioterapia
Por Jornal Expressão
27/01/2013 - 10:09
Pacientes portadores de câncer que necessitam de quimioterapia farão o tratamento, em Cáceres, nas instalações do Centro de Oncologia do Hospital Regional, nos próximos dias. Antes o procedimento era feito, em Cuiabá. A informação foi dada na semana passada, pelo cirurgião oncológico, chefe do setor de Oncologia do Hospital Regional, Eduardo Marques Lima. O setor de Oncologia de Cáceres foi reativado, no último dia 22, após mais de um desativado por irregularidades.
Pelo menos, 23 pacientes foram consultados, desde a reabertura dos trabalhos no dia 22. A maioria não terá necessidade de ser submetida a quimioterapia, com conforme o diretor do centro. Os que forem começam o tratamento, no início de fevereiro. Uma equipe composta por 5 médicos e 3 enfermeiros estão atendendo, pacientes de Cáceres e região. O atendimento e agendamento de consultas são realizados das 7h às 17h de segunda a sexta-feira.
De acordo com o oncologista Eduardo Marques, só serão encaminhados para Cuiabá pacientes que tiverem necessidades de radioterapia. “A maioria dos casos serão tratados em Cáceres. Só serão encaminhados para capital, os pacientes que tiverem necessidade de radioterapia. Além disso, todo tratamento será gratuito, pelo SUS” afirmou.
Construído com recursos do Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar do deputado Pedro Henry (PP), o Centro de Oncologia do Hospital Regional de Cáceres, foi inaugurado em 2008, pelo então governador Blairo Maggi. Após a inauguração permaneceu cerca de um ano desativado por falta de equipamentos. Posteriormente, com a chegada da aparelhagem em 2009, deu-se o início aos trabalhos. Um ano depois teve o funcionamento suspenso pela Vigilância Sanitária, por inúmeras irregularidades. Entre elas, a falta de um médico residente no município.
A equipe médica que prestava atendimento no centro era de Cuiabá. Eles marcavam um dia para o atendimento. Após as consultas e medicamentos retornavam para capital. “Se houvesse um caso de emergência, de imediato não havia a quem recorrer e o paciente tinha que ser levado às pressas para Cuiabá” lembra uma enfermeira. Hoje esse problema está solucionado. O médico responsável Eduardo Marques e a maioria da equipe residem na cidade.
Apesar das irregularidades, durante o tempo em que esteve em funcionamento, período de 2009 a 2010, foram realizadas, cerca de 400 cirurgias e mais de mil consultas de triagem. Com a reativação do Centro Oncológico do Hospital Regional de Cáceres, Mato Grosso passa a contar com, pelo menos, três unidades hospitalares para tratamento da doença no interior e três na capital. No interior, além de Cáceres, existem centros oncológicos em Sinop e Rondonópolis. Cuiabá conta com o Hospital do Câncer, a Santa Casa e o Hospital Geral.