Dengue avança 117% em Mato Grosso
Por Diário de Cuiabá
26/01/2013 - 16:29
A dengue avança de maneira assustadora no estado de Mato Grosso. Este mês, que ainda nem terminou, apresenta um aumento de 117% em relação ao mesmo período de 2012, além de contabilizar duas mortes.
Do primeiro dia do ano até anteontem, 24, foram notificados 3.169, contra 1.450 do ano passado, de acordo com boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As mortes ocorreram em Jaciara, onde já houve diagnóstico comprovando, e em Campo Novos dos Parecis, onde o caso está sob investigação laboratorial.
O município de Sinop(500 quilômetros de Cuiabá), aparece em primeiro lugar com 536 notificações, seguido de Rondonópolis 161 casos. Cuiabá vem logo atrás, com 93 casos, enquanto Várzea Grande aparece em seguida, com 23 ocorrências.
O superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Juliano da Silva, explicou que a tendência é que a dengue avance principalmente nas cidades do interior, com a chegada do vírus tipo 4, que em 2012 fez milhares de vítimas em Cuiabá e Várzea Grande.
Da Silva lembra que o novo vírus está se espalhando, porém, no processo normal de circulação do mosquito, deve atingir as regiões Norte e o Alto Xingu nos próximos meses. “A tendência é que essas regiões sofram bastante”, alertou ele.
Portanto, adianta o superintendente, a única estratégia viável no combate ao mosquito Aedes Aegyti, transmissor da doença, é a eliminação dos possíveis criadouros, não deixando as larvas se desenvolverem.
Nos locais com altos índices de infestação do inseto, a borrifação de inseticida com uso de bombas costais vem sendo a indicação da SES. A secretaria, informa Da Silva, oferece as bombas e o veneno para aplicação.
Além da chegada do novo vírus, Juliano da Silva diz que há uma preocupação com a mudança de prefeitos. Ele observa que a posse dos novos gestores pode resultar em mudanças nas equipes que trabalham no combate à dengue e acabar desarticulando as ações.
Na semana passada, informa, a equipe da SES esteve reunida com os novos secretários municipais alertando-os para os riscos da interrupção dos programas de saúde e oferecendo apoio à capacitação de novos servidores.
ORIENTAÇÃO – Combata aos focos do mosquito em sua casa seguindo as seguintes orientações: Limpe calha dos telhados, pratinhos dos vasos de plantas, mantenha piscinas limpas, não deixe formar poças d’água. Também elimine qualquer tipo de material que possa acumular água como garrafas, pneus, copos e outros. Mantenha os reservatórios de água cobertos.