Prefeitura de Cáceres está cadastrando voluntários para o Mutirão de prevenção à Dengue
Por assessoria/Chuenlay Marques
24/01/2013 - 17:39
Foto: assessoria(Ronivon Silva)
O Dia D de Combate à Dengue, que será realizado em Cáceres no próximo dia 2 de fevereiro, deve envolver cerca de 500 pessoas, entre servidores e funcionários. A maioria, segundo o prefeito Francis Maris, deve ser de voluntários. Por isso a prefeitura, por meio do endereço www.caceres.mt.gov.br/dengue, na seção 'Seja Voluntário' está cadastrando pessoas interessadas em participar da ação.
Ainda segundo o prefeito, além do material humano, o município precisa de 60 caminhões, 63 mil sacos de lixo, alimentos, água e refrigerantes, para os que irão trabalhar na coleta do “lixo da Dengue” das 27.434 residências e dos três mil comércios da cidade.
“As pessoas devem recolher todo o lixo e colocar nas portas das suas casas e comércios que passaremos recolhendo no dia 2”, explicou acrescentando que a cidade foi dividida em cinco regiões e que todas as informações sobre o mutirão podem ser acessadas no endereço www.caceres.mt.gov/dengue.
Francis disse ainda que a ação será realizada através de parcerias com a iniciativa privada, Exército e a sociedade civil organizada, através dos clubes de serviço, escolas e igrejas de diversos credos.
Ele revelou que empresas como o Juba Supermercados, Tato Embalagens, A Natural Gás e Água e várias outras, vão apoiar o evento doando sacos de lixos, água, refrigerantes, alimentos, combustíveis e até caminhões e máquinas.
Dentro da programação do mutirão, o prefeito explicou que a prefeitura também fará uma grande faxina em todos os órgãos públicos do município. Ainda neste mês, a ação será estendida aos distritos e comunidades rurais.
Francis afirmou que logo em seguida colocará os Agentes de Saúde para promoverem o cumprimento da Lei 2.207 de 10 de dezembro 2009, que pune proprietários de imóveis que ofereçam risco a saúde. A multa será de 1% do valor do imóvel.
“A prefeitura, o Estado e até o governo federal tem feito sistematicamente campanhas de conscientização e boa parte da população ainda não se sensibilizou, por isso no dia seguinte ao mutirão vamos começar a autuar as pessoas descomprometidas, porque a Dengue é fruto da falta de higiene.”, criticou.
O promotor Douglas Lingiardi Strachicini afirmou que o Ministério Público apóia integralmente as ações da prefeitura e disse que o combate a Dengue só funcionará efetivamente com a conscientização e participação da população. “O município está correto em fazer a ação preventiva, mas se necessitar pode lançar mão da ação repressiva que a Lei municipal permite”, frisou.
A secretária de Saúde, Arlene Alcântara, afirmou que o estoque de Soro do PAM ainda suporta mais dez dias, assim
mesmo porque a prefeitura tem recebido doações. Ela disse que recentemente o Grupo Canopus doou 100 caixas de Soro, o Fórum da Comarca, 25 caixas e a Gráfica Centro-Oeste se comprometeu em doar de 40 a 60 caixas de Soro.
A Promotoria de Cáceres também doou 20 caixas de Soro e os delegados Alessandrah Ferronato, Mariell Antonini, Guilherme Carvalho e Adriano Cavalheri, do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), doaram 150 litros de Soro.
Recentemente durante audiência com o governador Silval Barbosa, o prefeito Francis Maris protocolou um pedido solicitando Soro e medicamentos para abastecer as unidades de saúde do município.
Alerta
Cáceres registrou até o dia 18 deste mês, 200 casos suspeitos de Dengue, com 30 confirmados pela Secretaria de Saúde da prefeitura.
Os números indicam, segundo a secretária, Arlene Alcântara, que a cidade já enfrenta um surto da doença, com o Índice de Infestação Predial na casa do 3,5%, quando o tolerável seria abaixo de 1%.
A situação levou o município a preparar o gigantesco mutirão que será realizado no próximo dia 2 em toda a cidade.