Audiência pública consolida participação da sociedade na gestão pública de Cáceres
Por assessoria(Thiago Almeida)
25/01/2013 - 15:34
Foto: assessoria(Ronivon Silva)
O auditório do CineXin, na Praça Barão do Rio Branco, se transformou, na manhã desta sexta-feira (25.01), em um espaço democrático para a melhoria da qualidade de vida de Cáceres. A população do município lotou o local para participar da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Municipal da nova gestão comandada pelo prefeito Francis Maris e pela vice Eliene Dias.
O evento, que contou com a participação de representantes da sociedade civil, líderes comunitários, da zona rural, além de empresários, comerciantes, vereadores e todo o secretariado da prefeitura, deu o pontapé inicial para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
De acordo com a secretária de Planejamento do município, Gisele Castanha Fontes, a participação da sociedade é fundamental para a elaboração do projeto, considerando que a LDO deve ter em seu conteúdo o planejamento condizente com as principais demandas da cidade. “Esta é uma reunião preparatória de várias outras que vamos realizar. Aqui vamos coletar sugestões, dúvidas e anseios para podermos construir o planejamento mais adequado para Cáceres”, comentou.
Durante a reunião, os participantes conheceram detalhadamente a realidade de cada Pasta do município, além dos desafios a serem enfrentados no campo financeiro e de execução de obras ainda não concluídas durante a gestão anterior. Após as apresentações, cada representante recebeu formulários onde puderam escrever suas sugestões e dúvidas e encaminhar diretamente para os secretários.
De acordo com o prefeito Francis Maris, a ideia é transformar a reunião do Conselho de Desenvolvimento Municipal em uma rotina em sua gestão. “Nossa a proposta é ter uma gestão compartilhada com a população. As reuniões do Conselho de Desenvolvimento vão acontecer a cada dois ou três meses para termos uma participação constante e efetiva de todos no desenvolvimento de Cáceres”, disse.
Francis destacou também que além das reuniões, a população também será ouvida em seus bairros. “Faremos também uma programação de visitas aos bairros para conhecermos in loco as necessidades dos moradores, além de ter um diálogo aberto para uma gestão eficiente e que atende de fato aos anseios da população cacerense”, finalizou.